sábado, 23 de março de 2013

O QUILOMBO DOS PALMARES

    Em um certo dia do ano de 1597( provavelmente), um grupo de escravizados de um engenho de Pernambuco, sublevaram-se. Ao que parece, eram cerca de 40 pessoas. Entre homens e mulheres. Estavam armados de foices, chuços, e outros instrumentos. Atacaram o feitor e fugiram. Este grupo entrou na mata densa da região onde hoje é Alagoas ( que na época pertencia a Pernambuco), depois de desbravarem parte da mata, enfrentando mosquitos, onças e o clima, fundaram uma comunidade que viria a existir por cerca de cem anos, mais ou menos. Era o quilombo de Palmares, o mais conhecido de todos os quilombos brasileiros.
    Evidentemente não dá pra falar sobre a sua história em poucas linhas, procurarei ser bem sucinto.
     Após a invasão holandesa no nordeste ( 1630), o quilombo cresceu bastante, pois, desfeito o sistema proteção nos engenhos, os escravizados aproveitaram para fugir. Nesta época, o quilombo já contava com cerca de 20 mil habitantes, provavelmente.
   Viviam da caça de tatus, onças, entre outros animais. Pescavam e plantavam cana-de-açúcar, feijão, mandioca, milho, batata doce, etc. não praticavam a pecuária, mas, criavam porcos.É sabido que realizavam pequenos comércios com regiões vizinhas. Curiosamente, havia alguns brancos pobres em Palmares. 
     Uma questão é debatida hoje em dia: havia escravidão em Palmares ? a resposta é sim. No entanto, era uma escravidão suave, branda. Quando palmarinos atacavam os engenhos, os escravos ali obtidos eram submetidos a uma escravidão leve, por pouco tempo, até serem totalmente libertos. Entendido isto, a discussão acaba. Não havia, portanto uma escravidão pura, como havia nos engenhos. Não havia torturas, troncos, etc.
     A lei penal era severa. Adultérios e roubos eram combatidos duramente.
        Prof. José Costa, 
        Para pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...