domingo, 5 de agosto de 2018

NAUM , LIVRO DE.

 O livro de Naum é parte dos seis profetas menores, do A.Testamento. Ele é um personagem enigmático, a única referência dele na Bíblia é no começo do seu livro. De fato, há muita especulação de onde ele nasceu. A cidade de Cafarnaum, ao norte da Galiléia dos gentios, significa cidade de Naum, mas não há como saber se ele nasceu nesta cidade.
  Naum é um livro de juízo. Embora o termo bondade divina apareça no livro, e no verso 15 as boas novas são alvo de referência.  Naum todavia é um livro de julgamento. Não contra Israel, como outros livro fazem, mas contra a Assíria. Ora, a História nos mostra que os Assírios eram extremamente cruéis. Eles perseguiam seus inimigos, os esfolavam vivos, arrancavam o nariz, etc. O termo assíria vem do deus  deles ASSUR, o deus da guerra. A parte norte de Israel havia caído pelas mãos dos assírios e a parte sul , Judá, estava em perigo. Por causa do seu arrependimento, os judeus do sul não iriam sofrer desastre, ao contrário os assírio é que iriam cair, por causa da sua maldade. Naum profetizou a queda da sua capital Nínive, o que com efeito aconteceu, sob os medos, no século sétimo ( 612 a.C.). 
   Naum significa consolação.
   Para pensar,
   Prof. José Costa.

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...