sábado, 4 de agosto de 2012

A FÉ PRESSUPÕE A DÚVIDA...

     Esta é uma das frases do filósofo e teólogo francês Jacques Ellul. Ele foi uma das vozes proféticas do século vinte, escreveu sobre o Cristianismo e sobre tecnologia. Falou da tirania tecnológica. Criticou  o Cristianismo com muita propriedade. Seu livro Políticas de Deus e Políticas dos Homens é uma das pérolas da minha biblioteca pessoal. Ellul foi um pensador singular. "A fé pressupõe a dúvida, a crença exclui a dúvida, a fé não é o oposto da dúvida a crença é." Falou Ellul.
      Ora, a diferença entre fé e crença é evidente.
      A fé não é ingênua; a crença o é.
      A fé questiona;a crença aceita o pacote pronto.
      A fé aceita o sobrenatural, pois, é firme fundamento das coisas que se esperam, daquilo que não se ver; a crença se firma no material.
      A fé não é cultural; a crença é produto da cultura humana.
      A fé se firma no Totalmente outro; a crença, na figura de um totem imantado.
      A fé é firme; a crença é volúvel.
      A fé é de poucos; a crença é de muitos.
      A fé se confunde com a crença, porém, não é cultural, pois, a crença não é, a fé é, porque se firma naquele que é. 
     A fé não é interesseira; a crença é.
     A fé é triunfante, a crença é triunfalista e cheia de fanfarrice.
     Para pensar.
     Prof. José da Costa Moura.
      

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A VIDA NOS TEMPOS DE JESUS, HEBREUS, ISRAELITAS E JUDEUS.

             Os termos relacionados aos judeus na época de Cristo e imediatamente antes e depois dele possuem um significado particular. Cada um deles tem seu fundamento histórico-espiritual.
            O primeiro termo que farei menção é o de HEBREUS, citado na Bíblia e na História, muitas vezes. 
                A  palavra HEBREUS aparece no livro do Gênesis e em outras partes da Bíblia, que, aliás, possui um livro com este nome, no Novo Testamento. O conceito vem de habiru de origem mesopotâmica, cujo significado é o de peregrino, aquele que cruza. Isto fazia os israelitas lembrarem-se de que foram peregrinos no deserto. Paulo, o apóstolo, chegou a dizer : "são hebreus? eu também ".
              O conceito de israelitas também encontrado nas Escrituras, significa um descendente de Israel, o outro nome de Jacó. Um conservador dos tesouros da fé. Ser israelita era ser um filho da promessa, para o pensamento judeu.
             O termo judeu não é encontrado no Antigo Testamento, apenas no Novo. Foi adotado pelo Império Romano, tem a sua origem no fato de que eles eram os preservadores da fé. Ora, foi a tribo de Judá quem preservou os preceitos da fé quando voltaram do exílio na Babilônia, logo, ser judeu era ser descendente daqueles que haviam preservado as tradições de Israel e tinham ficados firmes na santidade e obediência a Javé.
               Para pensar.
               Prof. José Costa.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A VIDA NOS TEMPOS DE JESUS, PALESTINA.

          Curiosamente, o termo Palestina não se encontra na Bíblia. A versão latina da Bíblia, a Vulgata, de Jerônimo, século quarto lV, fala dos palestinos e do país onde vivem, no entanto, não se refere a  Palestina. Este era um termo desconhecido para as pessoas nos tempos imediatamente antes de Jesus e também para os seus contemporâneos. A Palestina fica no atual Oriente Médio, ou Oriente Próximo. Como todos sabem, não é um país reconhecido oficialmente.
       Ora,  se os contemporâneos de Jesus não possuíam esta consciência, ou melhor, este conceito, como então era chamado território onde viviam? Terra de Canaã era um termo usado pelos patrícios de Jesus, isto lembrava, evidentemente, o território ocupado pelos cananeus, nos tempos de Moisés, Josué, os juízes de Israel, etc. Evocava o fato de que os cananeus eram descendentes de Cão filho de Noé e amaldiçoado por ter visto o seu pai desnudo, segundo o livro de Gênesis. Os israelitas tinham conquistado o território prometido a Abrão, posteriormente chamado de Abraão. Era, portanto, a Terra Prometida.
         Terra Santa também era um termo usado, outro conceito era a terra de Israel, terra de Deus e terra de Judá, significando não só a parte da Judeia bem como toda a Palestina. Tudo isto possuía significado profundo para os judeus nos dias de Jesus.
        Vale lembrar que, o termo palestina foi imposto pelo Império Romano, termo que já era usado pelos gregos, sua origem remonta aos filisteus, palestinos, o todo passou a  chamar-se pela parte, pois, palestinos eram os filisteus da costa da Judeia. 
         PARA PENSAR.
         PROF. JOSÉ COSTA.

terça-feira, 31 de julho de 2012

PARA ENTENDER O CÓDIGO DA VINCI. PRIORADO DE SIÃO.

       Como já foi dito, o livro de Dan Brown se move em direção de uma teia tecida acerca da suposta linhagem de Jesus Cristo com Maria Madalena. A Sociedade secreta chamada de Priorado de Sião teria como confirmar tal segredo.
        A peça do autor de o Código da Vinci é bem montada, mas, como falei, é pura peça de ficção que engordou a conta bancária do seu autor. A sociedade Priorado de Sião surgiu no século vinte, cujo fundador foi Pierre Plantard, um nacionalista francês antissemita que asseverava a sua ligação genealógica com os Merovíngios, logo, descendente de Maria Madalena e Jesus. Pura ficção não comprovada historicamente. Melhor seria acreditar em papai Noel.
       " Pierre Plantard confessou perante a justiça Francesa que criou a ordem com o objetivo de se legitimar para o trono da França como verdadeiro descendente merovíngio." (Almanaque das Sociedades Secretas, pg. 94 , Sérgio pereira Couto.) . Não há comprovação histórica de tal linhagem e a ideia de que o Priorado de Sião surgiu na idade Média é pura fantasia. Silas matou o Curador porque ele pertencia a tal ordem, mas, isto fica apenas na trama de ficção de Dan Brown. E o fato de Leonardo da Vinci pertencer a tal Ordem Secreta não é passível de verificação histórica. Da Vinci entrou de "gaiato no navio".
         Sem gaiatice e para pensar sério.
         Prof. José Costa.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

PARA ENTENDER O CÓDIGO DA VINCI. OPUS DEI

      Sendo  uma das instituições católicas mais ricas da atualidade, a Opus Dei ficou mais conhecida do que era após o romance de Dan Brown. Conforme já falei, o Silas, monge que assassina o curador de um museu francês pertence a esta confraria. O curador pertencia ao Priorado de Sião. Falaremos depois sobre o assunto.
      Este braço do catolicismo é dividido em hierarquias. Existem os NUMERÁRIOS, este grupo vive no celibato e nos centros da obra. Alguns possuem profissões. Há também os SUPERNUMERÁRIOS, LIVRES PARA CASAR, POSSUEM SUAS FAMÍLIAS. Os ASSOCIADOS PODEM VIVER COM SUAS FAMÍLIAS, SÃO CELIBATÁRIOS.
        A confraria detém o título de PRELAZIA PESSOAL , ou seja, está subordinada somente ao Papa. Escrivá foi canonizado no ano de 2002, por João paulo segundo. Um record. Dizem que um Arcebispo que se opôs a canonização foi demitido do Vaticano.
        É típico da ordem usar  um cinto de cilício com pontas de metal leve para apertar a coxa. É a mortificação. Este ato é realizado por Silas, no livro, com certo exagero.
           Ora, por que Silas mata o curador? Fato que manchou um pouco a imagem da Opus Dei. Obviamente, o objetivo da Confraria não é o assassinato de pessoas. explicarei no próximo artigo.
             Para pensar. 
             Prof. José Costa.
        

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...