sábado, 12 de maio de 2012

                       FASCISMO  ITALIANO

  O Fascismo, movimento ideológico que ocorreu principalmente na Itália, durante o período de entreguerras , foi criado por Benito mussolini , jornalista italiano e combatente político e teve seu auge a partir de 1922, quando conseguiu chegar ao poder na Itália.
   Uma das características do Fascismo foi a educação como meio ideológico, ou seja, ele usou as escolas os livros, etc. como meio de difundir a sua doutrina. Os professores que não aderiram a este movimento eram perseguidos sem misericórdia.
   Outra característica do Fascismo foi o Nacionalismo,isto é , tudo pela nação, quem se opusesse a mussolini era evidentemente considerado um traidor, logo, não havia espaço para a liberdade de expressão.
   O Movimento também contava com uma classe Média que , para calar a boca dos operários aliou-se a mussolini a fim de obter vantagem, afinal ,as greves foram proibidas e os sindicatos dissolvidos.Era um preço que a elite industrial, ricas ou medianas estavam dispostas a pagar.
   Até a área esportiva foi usada por Mussolini como meio de manipulação social, o que com efeito também ocorreu no Brasil, durante o Regime Militar , na copa de 1970, era a época do ame-o ou deixe-o, propagada por Médice. A História que se repete.
    Será que a História se repete em nossos dias em muitas áreas da existência humana?
    Pense  Nisso
    Prof. José Costa.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Menstruação, religião, mulher e casuísmo.

   O casuísmo é , a meu ver, um dos piores males do fenômeno religioso, visto que , empedra a alma humana e a deixa morta, engessada, presa aos grilhões da religião, Paulo , o Apóstolo , já dizia: a letra mata.
    Foi por causa do casuísmo que na Idade Média mulheres foram perseguidas por monstros farisaicos, que engoliam um camelo e coavam um mosquito, além de se intrometerem nos círculos mais íntimos da vida privada. Mulheres menstruadas não participavam dos cultos e eram consideradas imundas. Puro casuísmo, faz-me lembrar uma amiga minha professora , que falou um fato interessante: um líder religioso perguntou a uma mulher se ela estava menstruada, antes dela subir ao púlpito.O que Jesus não diria a este indivìduo?
   Quando se esquece do espírito da lei a alma fica farisaica.
   A mesma entidade que proibia as mulheres de assistirem aos cultos e participarem da eucaristia , era a mesma que matava em nome de Deus.
   E hoje? quantos matando a alma humana e achapando-a. Chega de Casuísmo.
   Pense nisso.
   Prof. José Costa.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Menstruação, religião e mulher.

   Ao longo dos séculos a mulher foi,e é , vítima do machismo , isto é fato. a Religião também não brinca com isto, ou seja, ela também legitimou a perseguição ao sexo feminino. Na Idade Média por exemplo, a menstruação foi alvo desta insanidade religiosa. O quero dizer é que, durante o período menstrual a mulher não podia ter relações com o seu esposo( doutrina da igreja), era também proibida de participar dos culto e de tomar a chama da eucaristia.
   Um dos pais da igreja ,Jerônimo, dizia que um filho concebido durante o período menstrual era endemoniado, ou podia nascer louco. Pura tolice.  O casuísmo tomou contra do pensamento Medieval. E hoje? é diferente? Penso que casuísmo é o que não falta no pensamento atual de muitos que querem controlar a vida de outros, em nome da fé. Chega de Casuísmo.
   Pense nisso .
   Prof. José Costa.

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...