terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

MAHATMA GANDHI E A NÃO VIOLÊNCIA. PARTE V

     Mahatma Gandhi propôs aos indianos residentes na África do sul o pensamento da não violência, baseado nos Evangelhos. Não pensar em violência em relação ao inimigo, quer seja violência verbal, mental ou física. Escreveu em uma revista chamada de Indian Opinion, durante anos. " O amor de um único homem pode neutralizar o ódio de muitos." Era o que ele dizia. Nada de olho por olho e dente por dente, senão o mundo vai acabar cego e banguela, era o que ele pensava.
    Realizou uma greve com cerca de 55 mil pessoas ou mais, as minas de carvão pararam, muitos indianos foram presos, todavia, não houve quebra - quebra. Gandhi foi preso. Milhares foram presos. Depois de meses veio resultado. Impostos foram baixados e casamentos não cartoriais, ao estilo oriental, foram validados. Gandhi provou as palavras de Jesus, na prática. 
    Prof. José Costa.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O APÓSTOLO DA NÃO VIOLÊNCIA: GANDHI. PARTE IV

   Conforme já foi dito no artigo anterior, Mahatma Gandhi estava na África do Sul cobrando uma dívida para uma firma indiana. Conquanto ele tenha voltado a Índia durante duas ou três vezes, foi a partir desta data ( 1893), que ele passou a ser  mais conhecido. Viveu durante 20 anos no território sul - africano.
   Basicamente dois problemas ele teve de enfrentar. O primeiro deles foi a sua luta reivindicatória a favor dos imigrantes indianos. Ora, altos impostos acachapavam o povo. O segundo problema estava no fato de que os casamentos contraídos segundo as leis indianas tradicionais não eram válidos, os dominadores europeus não aceitavam os casamentos tradicionais, e impunham uma lei de cartório para os indianos residentes na África do Sul. Mohandas Gandhi conclamou o povo a desobediência pacífica, ou seja, sem mortes ou violência física nem verbal. É o que v eremos no próximo artigo.
   Para pensar, 
   Prof. José Costa.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

O APÓSTOLO DA NÃO VIOLÊNCIA: GANDHI PARTE III

        Em 1893, com 24 anos de idade, já de volta a Índia, depois que se forma em Direito na Inglaterra,  Mohandas Gandhi é enviado para a África do Sul por uma firma indiana a fim de cobrar uma dívida pendente de um devedor remisso. Este evento tem um profundo significado na sua existência, pois, ao chegar neste país ( África do Sul), ele começa a ter contato com os imigrantes indianos instalados ali, que eram alvos de preconceitos, além disso, o Apartheid ( segregação racial ) estava com toda força. Tudo isto tem um profundo impacto na personalidade deste indiano franzino e tímido, porém, profundamente influenciado pela mensagem dos Evangelhos, principalmente Mateus 5, 6 e 7. 
       Veremos isto no próximo artigo, 
        Para pensar, 
        Prof. José Costa.

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...