sábado, 30 de junho de 2012

MITOLOGIA GREGA, O AMOR ENTRE CÉFALO E PRÓCRIS

   Céfalo era um jovem muito bonito, recém casado com Prócris. Eram felizes. Céfalo a amava ardentemente. A deusa Diana (deusa da caça) presenteou Prócris com um dardo que nunca errava o alvo.
   Céfalo gostava de caçar e desfrutar da natureza, dos seus rios, bosques, florestas, etc. Certo dia ele foi perseguido pela deusa Aurora, a deusa do amanhecer. Aurora apaixonou-se por Céfalo, porém, ele amava a sua esposa e não queria traí-la. Com muita fúria, Aurora falou para ele: "sofrerás na tua vida e te arrependerás de tê-la conhecido."
   Certo dia, Céfalo foi presenteado por Prócris com o dardo que nunca erra o alvo. Ele aceitou. Ao sair para caçar, assentava-se no mato, na relva, e pedia para a brisa suavizar seu calor, dizia ele: " vem brisa suave acalma o meu ardor". Alguém que passava ouviu o que ele dizia e falou para sua esposa que ela estava sendo traída. Ela não acreditou e foi comprovar, chegando lá, ouviu o Céfalo dizendo as mesmas palavras, porém ao ouvir um ruído na mata, Céfalo, pensando que era uma fera, atirou o dardo e, acertou, sem querer, a sua amada, que morreu em seus braços.
   Alguém tem dúvida que a vida e a morte estão no poder da língua? Alguém tem dúvida que o Amor existe e pode entrar no coração humano? E mais , alguém duvida que uma mulher ofendida ( aurora) pode cometer loucuras, embora não seja regra geral?
   A mitologia grega tem coisas maravilhosa a nos ensinar.
   PARA PENSAR.
   PROF. JOSÉ COSTA.
   

quinta-feira, 28 de junho de 2012

A ORIGEM DA MAÇONARIA

   A Sociedade secreta conhecida como Franco-Maçonaria, embora não tão secreta assim, tem a sua origem na Idade Média, no séc. vII D.C. ela origina-se como uma associação de pedreiros, construtores, mestres. O termo pedreiro não possui a conotação de hoje, significa artífice, construtor. Esta profissão era muita valorizada na Idade Média, num tempo em que construir era bastante valorizado. Ora, era o tempo dos castelos Medievais, das igrejas , dos mosteiros, etc. Eles se reuniram em uma confraria para guardarem os segredos da profissão a sete chaves.
   A princípio os graus da Maçonaria era dividido apenas em três, a saber, aprendiz, companheiro e mestre. Era o tempo da Maçonaria Operativa, pois, os seus membros eram atuantes na área de construção. Foram grandes clientes da Igreja Católica, e, curiosamente, também grandes críticos do Sistema Católico Romano Medieval. Era uma espécie de relação amor e ódio (rss).
   No século dezoito, a maçonaria abraçou indivíduos de outras profissões. Aumenta também a sua influência mundial. Surgem as lojas maçônicas na Inglaterra, escócia, frança, entre outros países.
    O maçons possuem seus ritos, suas confidencialidades, seus símbolos, alguns não são segredos pra ninguém, no entanto, existem alguns juramentos confidenciais.
   Na História do Brasil os maçons atuaram na Conjuração Mineira, século dezoito, revolta que pretendia a libertação do domínio português,atuaram também na Revolução Pernambucana, séc. dezenove, dizem até que Frei caneca era Maçom, ou no mínimo com influências maçônicas. Foram perseguidos por D. João Vl.
   Durante o Nazismo os Maçons forma perseguidos, na Alemanha. A União Soviética, com Stálin, também não poupou perseguições aos Maçons.
   Atualmente, existem cerca de seis ou sete milhões de Maçons em todo o mundo. Para entrar na Confraria é necessário alguns ritos e juramento. Alguns dos seus símbolos são o esquadro, o compasso e o G.A.U. (Grande Arquiteto do Universo ).
   PARA REFLETIR.
   PROF. JOSÉ COSTA.

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...