sábado, 2 de março de 2013

DAVI E O GIGANTE FILISTEU

   O profeta Samuel ungiu a Davi como o Rei de Israel, isto ocorreu no século X antes de Cristo. Samuel cometeu um erro básico, julgou  segundo a aparência. Erro este que vem sido cometido durante a História humana, principalmente no meio farisaico religioso. Tenho alguns artigos que falam de tal fenômeno.
   Ora, Davi contemplou a ameaça que Israel sofria por parte de Golias, o filisteu. Os filisteus eram inimigos acirrados dos israelitas, sempre prontos a batalhar contra os hebreus. Eram os povos do mar. Sua organização social baseava-se em um conselho de príncipes. Eram uma pedra no sapato dos israelitas. Golias era um descendente dos gigantes. Possuía o seu DNA. Tinha, provavelmente, 3 metros de altura. Davi o enfrentou com uma funda e o venceu. Anos depois, o Rei que venceu o gigante fora, não consegue vencer o gigante dentro. Comete um homicídio e um  adultério. 
    Os maiores monstros são os monstros da alma.
    Para pensar.
    Prof. José Costa.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

DAVI, REI DE ISRAEL.

  Em 1993, em uma escavação arqueológica, na região da Palestina onde se localizava a cidade bíblica de Dã, foi encontrada uma inscrição fazendo alusão ao rei Davi. Este fato fato veio corroborar o que o  texto bíblico já dizia, a existência histórica do segundo rei de Israel, o pai de Salomão, conhecido como Davi.
  Ele foi poeta, Rei, músico, estadista, profeta, salmista, guerreiro e uma das personagens bíblicas mais destacadas do Velho testamento. O Novo Testamento também não poupa referências ao Rei Davi. Sem falar que a Bíblia o coloca como sendo o "homem segundo o coração de Deus".
    Davi era um dos filhos de Jessé, um belemita. Certo dia, o profeta Samuel foi designado para ungi-lo Rei, no lugar de Saul. Depois de uma repreensão severa que Deus  infligiu a Samuel, que confundiu Davi com Eliabe, ele é chamado e ungido Rei. A partir daí, alguns anos passaram-se até que ele assumiu o reinado.
      Prof. José Costa.

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...