sexta-feira, 31 de agosto de 2018

OS 7 SABERES DA EDUCAÇÃO ( O QUINTO SABER).

  O inesperado. Este é o quinto saber. A incerteza. O imprevisível. Eurípedes falou: "Os deuses criam - nos muitas surpresas: O esperado não se cumpre e ao inesperado um deus abre o caminho.
   A incerteza permeia nossa civilização. Incerteza é sinônimo de imprevisível, de imprevisibilidade. A certeza moderna do progresso caiu quando veio a I Guerra Mundial e continuou na Segunda Guerra. O progresso não veio, como esperado. A humanidade foi atingida pela angústia, o paradoxo. De fato, A História não é uma seta reta, mas um rio que desvia o seu curso, cheia de paradoxos e de bifurcações. O inesperado aconteceu no século XX, quando um Cabo do exército alemão conseguiu chegar ao poder e massacrar milhões, entre judeus , ciganos e homossexuais. O imprevisível ocorreu com a queda do muro de Berlim. A incerteza permeia nossa História. " o surgimento do novo não pode ser previsto senão não seria novo" ( Morin).
    Para pensar,
    Prof. José Costa.
 

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

OS 7 SABERES DA EDUCAÇÃO ( O QUARTO SABER).

   O quarto saber da educação do futuro é o saber planetário, ou seja, a identidade planetária.  A terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos. Com o surgimento do ser humano no planeta, a bipedização e manualização, ele passa a ter um pensamento abstrato, reflexivo. Com o tempo, vai atuando no ambiente, transforma-o.  Com a Revolução Industrial, a ação humana no mundo aumentou. Dejetos vários nos mares e rios. A ciência evolui e no século XX, a ideia de modernidade e progresso vai decaindo por causa da barbárie da civilização. Mau - estar, nuclearização, guerras e hecatombes. É necessário uma consciência cada vez maior ecológica e antropológica. 
  É necessário entrar no contrafluxo. Na contracorrente de luta a tirania do dinheiro, levando-se em conta que ele é um meio e não um fim em si mesmo. A contracorrente do consumo sem consumismo. a contracorrente de uma alma e mente pacificada e não violenta. A contracorrente do amor.
"É preciso que compreendam não só a condição humana no mundo como a condição do mundo humano" ( E. Morin). 
   Para pensar,
   Prof. José Costa.

domingo, 26 de agosto de 2018

OS 7 SABERES DA EDUCAÇÃO ( O TERCEIRO SABER).

   O ser humano é um ser complexo. Esta é a terceira verdade exposta por Edgar Morin. É o terceiro saber, com efeito.
   A condição humana é alvo da análise de Morin. O ser humano é finito, universal, cósmicos, bioantropológico. O universo  nasceu Há cerca de 15 bilhões. A Terra nasce Há cerca de 4,5 bilhões pelo agregamento de partículas cósmicas. A vida nasce através de descargas químicas em uma "sopa proteica original". Através de milhões de anos existe uma bipedização, cerebralização, humanização, manualização. O pensamento da consciência. O homem sabe de si. surge o HOMO SAPIENS. Ora, este Homo Sapiens é plenamente biológico e também plenamente cultural. É a unidualidade humana.
   Esta é a condição humana: Ele é sapiens, demens, faber, consumans, lúdico, poético,econômicos, prosaico, etc. Ele produz cultura, este conhecimento acumulado de saberes e de técnicas através de anos de experiência, de produções várias etc. Ele também é biológico, não se pode negar. Ele sofre, sorri, é produtor de poemas, de literaturas , artes, mitos, magia, etc.
  "Uma das vocações essenciais da educação do futuro serão o exame e o estudo da complexidade humana" ( Morin). Este é o pensamento complexo: tecido em conjunto.
   Para pensar,
   Prof. José Costa.
   

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