O quarto saber da educação do futuro é o saber planetário, ou seja, a identidade planetária. A terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos. Com o surgimento do ser humano no planeta, a bipedização e manualização, ele passa a ter um pensamento abstrato, reflexivo. Com o tempo, vai atuando no ambiente, transforma-o. Com a Revolução Industrial, a ação humana no mundo aumentou. Dejetos vários nos mares e rios. A ciência evolui e no século XX, a ideia de modernidade e progresso vai decaindo por causa da barbárie da civilização. Mau - estar, nuclearização, guerras e hecatombes. É necessário uma consciência cada vez maior ecológica e antropológica.
É necessário entrar no contrafluxo. Na contracorrente de luta a tirania do dinheiro, levando-se em conta que ele é um meio e não um fim em si mesmo. A contracorrente do consumo sem consumismo. a contracorrente de uma alma e mente pacificada e não violenta. A contracorrente do amor.
"É preciso que compreendam não só a condição humana no mundo como a condição do mundo humano" ( E. Morin).
Para pensar,
Prof. José Costa.
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