sábado, 9 de março de 2013

DAVI E OS PÃES DA PROPOSIÇÃO

   Falamos sobre a fuga de Davi e o seu encontro com Aimeleque, o sacerdote. Vimos como Doegue, o edomita, usou a sua língua ferina para entregar Davi a Saul, ora, o rei queria a cabeça do filho de Jessé, e Doegue sabia muito bem disso.
   Em Nobe, onde estava habitando o sacerdote, estava montada a tenda do Senhor. Nela se encontravam os pães da proposição, também conhecidos como pães da oblação, ou pães da presença. Eram num total de doze. Ficavam em cima da mesa. Tinham que ser  trocados todos os sábados. Davi e os seus homens comem deste pão. Somente os sacerdotes podiam comê-los. Eram sagrados.
   Jesus faz referência a isto no livro de Mateus, indicando que as necessidades humanas estavam acima de qualquer rito. E que o sábado foi feito por causa do homem ( acerca do sábado já falei em um artigo anterior, é só pesquisar nos textos mais antigos do meu blog). Em Cristo a vida se transforma em culto.
    Para pensar,
    Prof. José Costa.

A FUGA DE DAVI E O SEU ENCONTRO COM AIMELEQUE, O SACERDOTE

   Após a sua fuga diante de Saul, Davi vai ao encontro do sacerdote Aimeleque. Um fato chama a atenção neste encontro, Doegue, um servo de Saul está ali presente, em Nobe, local onde estava o sacerdote. Foi Doegue que usou a sua língua ferina para entregar Davi ao rei Saul. É neste contexto que surge o Salmo 52, um dos belos da Bíblia, onde é exposto o fato de que a língua de Doegue era como espada afiada. Língua fraudulenta. Eis uma parte do Salmo:... A tua língua urde planos de destruição; é qual navalha afiada, ó praticadora de enganos! Amas o mal antes que o bem; preferes mentir a falar retamente. Amas todas as palavras devoradoras, ó língua fraudulenta!... Quanto a mim, porém, sou como a oliveira verdejante na Casa de Deus...
   O mau uso da língua é uma das advertência mais sérias da Bíblia e uma das mais negligenciadas. Observa-se muito os aspectos externos e fala-se pouco dos males que a língua pode fazer. Da mesma fonte não pode sair bênçãos e maldição. Até onde estamos controlando a nossa língua? estamos usando-a para abençoar ou para amaldiçoar? Estamos usando a teologia da vingança? e os hinos da atualidade? Será que não são hinos de Doegue? pense nisso.
   Prof. José Costa.
   
   

domingo, 3 de março de 2013

DAVI E A SUA FUGA DIANTE DE SAUL

   Após a derrota do gigante, o jovem Davi é convidado por Saul, a fim de tocar a sua harpa, para alívio do rei. Toda vez que Saul estava perturbado, o jovem belemita a tocava  e havia alívio. Jônatas, filho de Saul, torna-se um grande amigo de Davi, para desespero do rei.
    A ciumeira do rei se fortalece à medida que ele ouve os cânticos das mulheres, que diziam : " Saul matou mil, porém, Davi matou dez mil". Diante deste cântico, o filho de Jessé é perseguido, Saul intenta cravar uma flecha nele. Davi escapa. Merabe, filha  do rei, a sua primogênita, deveria ser dada a Davi, porém, foi concedida a Adriel, o meolatita, ou seja, da cidade de Meola. Mical, a sua mais nova, é prometida ao jovem Davi, por cem prepúcios de filisteus, com isso Saul pretendia matar Davi. Não consegue.
  O futuro rei de Israel foge, com a ajuda de Mical e de Jônatas, está estabelecido o rompimento definitivo e começa uma perseguição de 5 anos.
    Prof. José Costa.

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...