quarta-feira, 5 de setembro de 2018

OS 7 SABERES DA EDUCAÇÃO ( O SÉTIMO SABER)

   A antropoética. Este é o sétimo saber proposto por Edgar Morin. Antropos ( homem), ou seja, a ética do ser humano.
  Ética vem de Ethos ( costume em grego). É a reflexão do bem e do mal. Tem haver com interioridade, mas tem relação também com um ética aplicada, ou seja, uma ética proposta para os temas mais abrangentes: ecologia, planeta, etc.
   "A antropoética pressupõe decisão consciente"( Edgar Morin).  Ela trabalha para deixar o ser humano mais humano, ainda que pareça o óbvio, ou uma redundância. Precisamos de mais ética e menos perversidade e também de mais compreensão.
   para pensar,
   Prof José Costa.

domingo, 2 de setembro de 2018

OS 7 SABERES DA EDUCAÇÃO ( O SEXTO SABER).

 Compreensão. Este é o sexto saber. Apreender em conjunto. Ver o texto e o contexto.
 Conta-se uma história de um determinado soldado que caiu numa vala, passando por ali um sargento, olhou e disse que não poderia tirá-lo porque não sabia. Da mesma sorte, um tenente, etc.  Tempo depois um  outro soldado passou por perto, viu e pulou no buraco, ao que o outro lhe retrucou: - Estás louco? Como sairemos daqui? O que havia pulado respondeu : Não temas! Eu já estive aqui. Esta é uma história simples que mostra uma verdade profunda: Empatia. Quando olhamos para dentro de nós, compreendendo nossas faltas, compreendemos melhor o outro.
  A incompreensão, segundo Morin, é um câncer atual dos relacionamentos. Tanto os grandes como os maiores, ou seja, indivíduos e nações. Até mesmo nos ambientes mais intelectualizados. Educam a mente mais não educam os corações. É necessário educar os corações para a compreensão.  Esta é a tarefa do educador do futuro.
  Para Pensar,
  Prof. José Costa.

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...