sábado, 19 de maio de 2012

MARTHIN LUTHER KING

   king foi um importante pastor Bastista norte-americano, nascido em 1929, no período da grande depressão, também conhecido como período entreguerras. Formou-se em Sociologia em 1951 e, no ano de 1956 tornou-se o líder de um movimento conhecido como boicote do Alabama, onde liderou uma greve geral contra as empresas de ônibus deste Estado. Através desta greve ,que durou 381 dias, os negros não iam trabalhar de ônibus em protesto contra a segregação racial.
   No fim da greve a Suprema Corte Norte- Aamericana declarou ilegal a segregãção racial nos ônibus. Foi uma vitória notável. Vale lembrar que na época a segregação racial era oficial nos E.U.A.
   Em 1963, liderou a Marcha em Washington,o então presidente John Kenedy decretou o fim da segregação . Outra notável vitória.
   Em 1964, ganhou o prêmio Nobel da paz.
   Faleceu em 1968, assassinado em um hotel, com um tiro no pescoço.
   Será que o preconceito deixou de existir? ou será que ainda existe na sociedade,como  na tv, no cinema , no cotidiano, nas escolas , nos programas humorísticos, nas novelas, etc.
   Pense Nisso.
   Prof. José Costa.

FALANDO SOBRE HITLER

   Hitler não era alemão, e sim austríaco, nasceu em uma cidade próxima a fronteira alemã, em 1889, ainda jovem perdeu sua mãe, no começo do século vinte. Trabalhou um bom tempo na Áustria como autônomo, pintando quadros e cartões postais, chegou mesmo a trabalhar em uma estação ferroviária como carregador. Em 1913 foi para a Alemanha atraído pela idéia de antissemitismo e nacionalismo. Lutou na primeira guerra mundial ao lado dos alemães como soldado voluntário. Destacou-se por sua bravura.
   Quando criança brincava de guerras com os seus amigos, era sempre o mentor da brincadeira , a mente estrategista. Tinha por hábito ler uma revista chamada Ostara, nesta, as ideias de Arianismo se destacavam, ou seja, o pensamento de que os alemães era uma raça superior. Aderiu ao partido Nazista em 1919 , pois, tinha um grande poder de oratória. Beneficiou-se da grande depressão de 1929 e, fortaleceu-se, o seu partido por exemplo, elegeu vários deputados. Em 1933 já bastante popular, foi convidado pelo presidente alemão a se tornar primeiro ministro. Um ano depois, o presidente faleceu e ele se torna líder alemão e instala uma ditadura. E por que os alemães aceitaram? Veremos em outra ocasião.
   Prof. José Costa.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

MULHERES, SEJAM SUBMISSAS AOS VOSSOS MARIDOS. O QUE SIGNIFICA ISSO?

   A Bíblia não é machista. Isto é mais do que evidente. A palavra de Deus se transforma em palavra do homem pela manipulação de pilantras adoecidos e fanáticos, logo, existe um mal uso do trexto bíblico, muitas vezes. Durante séculos a igreja institucionalizada calou a boca de muitos , tiranizou, e, com a ajuda de Tomás de Aquino que já bebeu de Aristóteles, intensificou a misoginia eclesiástica. Este influente teólogo chegou a dizer, repetindo Aristóteles, que a mulher era um homem com defeito e "possuía menor força mental que o homem".
   Esta idéia tomou conta do pensamento medieval e ainda é viva em muitos círculos religiosos.
   Paulo discorreu sobre o assunto sem ser misógino, quero considerar algumas questões: a)A mulher deve ser submissa ao marido, porém, ao marido segundo Cristo, ora, Cristo não tiraniza a igreja e não a manipula, logo, a Bíblia não é machista nem misógina. b) Toda mulher bem amada se submete ao marido em amor , sem necessidade de "forçar a barra". c) Isto liberta a mente de muitas interpretações equivocadas e adoecidas, de fato, gera emancipação sadia e livra da culpa neurótica . d) Até a mais ferrenha feminista sonha ter um amor ao qual se entrega, ama e é amada, pois, isto é sadio para mente humana. Não reconhecendo isto, a tirania se instala.
   Pense Nisso.
   Prof. José Costa.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

JESUS, MISOGINIA E IGREJA

   Jesus não era misógino. Isto é um fato. Basta ler os Evangelhos e ver a quantidade enorme de passagens onde ele aparece valorizando as mulheres, fala com a mulher samaritana em público e ainda pede água a ela, em um tempo no qual falar com uma mulher em público era proibido, principalmente para um rabino. Era, de fato, um escândalo. Ele não está nem aí pra isso. Aliás, para Jesus a provocação era um prazer, um objetivo, era colocar vinho novo em odres velhos, para romper os odres da religião caduca.
   Permite que mulheres o acompanhem, basta lembrar de Joana esposa do procurador de Herodes, entre outras. E quando ressuscita aparece primeiro a quem? a uma mulher maria Madalena, a quem a igreja transformou em prostituta, porém, a  Bíblia nada diz a respeito. Mulheres são mencionadas nas cartas paulinas com bastante simpatia, entre elas Júnias, na carta aos Romanos, transformada em homem na interpretação Medival machista, além desta temos Trifena, Trifosa, entre outras.
   Durante séculos a igreja tornou-se Misógina, perseguindo mulheres, espoliando, difamando, prendendo. A história da igreja é a história de como as mulheres foram reprimidas pelo Clero doente e neurótico. Agostinho não ficava a sós nem com sua irmã. Isto demonstra como ele tinha problemas sexuais não resolvidos. Pura neurose, conquanto tenha sido um brilhante escritor, mas com tendências misóginas.
   Misoginia. É assim que é caracterizada a História do Cristianismo.Exagero? Leia a História. Com raríssimas exceções a igreja praticou e ainda pratica a misoginia. A mulher seja submissa ao marido texto preferido dos machista. Em outra ocasião tratarei sobre este assunto.Fico por aqui.
   pense Nisso.
   Prof. José Costa.

  

terça-feira, 15 de maio de 2012

PROVÉRBIOS E SABEDORIA, SABEDORIA DOS PROVÉRBIOS.

   O que é um Provérbio? A resposta é simples: São ditos, ou seja, ditados breves com uma ou mais sabedoria condensada. Em geral , os provérbios não possuem contextos, são rápidos, vão direto ao assunto. Como falei , possuem sabedoria em forma sintetizada, breve, sucinta.
   Vale então falar sobre a diferença básica entre sabedoria e conhecimento. O conhecimento é adquirido todos os dias, através da educação , formal ou informal, pela cultura, no lar, na escola, entre amigos etc. A sabedoria é a prática deste conhecimento, é o conhecimento colocado no cotidiano, logo , a sabedoria é prática e o conhecimento nem sempre é. Alguém pode ter grande conhecimento e ser um tolo, outro pode ser sábio sem ser um grande conhecedor, sem ser um erudito.
   Isto posto, consideraremos algumas facetas da sabedoria, quais sejam: a) A sabedoria é ponderar o que é bom e o que não é para a vida , em todas as sua dimensões; b) É sabedoria calar na hora certa e falar na hora certa. c) É sábio ser corrigido quando se está andando no caminho mau e refletir, dando meia volta. d) É sábio eliminar coisas todo dia do ser, para que aquilo que faz mal a vida, a mente possa ser expulso em nome do bom senso. e)É sábio perdoar é sábio pedir perdão e é sábio falar palavras que sirvam de medicina para a alma do outro.
   Estamos sendo sábios em meio a um mundo de tanta tolice?
   Jesus foi a sabedoria encarnada, por meio dele nós podemos crescer e sermos  sábios.
   Pense Nisso.
   Prof.José Costa.
   O sábio sabe que sabe mas, também sabe que precisa saber mais.

   

segunda-feira, 14 de maio de 2012

ORIGEM   DA  ALMA.

   Começo dizendo o seguinte: até hoje, nem a filosofia , nem a psicologia, nem a teologia, entre tantas outras gias, (rsss), esclareceram totalmente o princípio da alma no ser humano, logo, o tema não esclarecido absolutamente.
   Discorrerei sobre algumas teorias sobre a origem da alma.
    A primeira delas é de caráter filosófico, é a chamada TEORIA DO PRÉ- EXISTENCIALISMO. Segundo esta teoria a alma existia em mundo metafísico, anteriormente ao seu estado atual, ou seja, ela existia antes do corpo, e, de alguma forma entrou na sua casa, por assim dizer, que é o corpo após a concepção do mesmo. As alma estariam "estocadas" em um mundo metafísico e adentraria no ser humano.
    Outra teoria é a TEORIA TRADUCIONISTA, segundo ela a alma tem a sua origem no momento da concepção do feto , ou seja,  da união do óvulo com espermatozóide, e, ela viria ou do espermatozóide ou do óvulo, não explica-se bem como. Talvez tenha a origem nos dois ao mesmo tempo.
    A terceira teoria é a do CRIACIONISMO, esta fala basicamente o seguinte: Por intervenção divina, Deus cria uma nova alma no ato da concepção, logo , ela não vem de modo material, no óvulo, por exemplo.
    Penso que o pré- existencialismo tem as suas falhas no fato de que a alma não tem uma consciência de este mundo anterior. Já o traducionismo leva inevitavelmente ao materialismo, ou a uma alma composta, pois, ela teria origem em ambas as células. O criacionmismo parece ser mais lógico. No entanto, o que vale é o seguinte:esta alma só tem sua leveza restaurada num Ser que o criou e a satisfaz.
    Pense Nisso.
    Prof. José Costa.

  

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...