sábado, 16 de junho de 2012

UMA INTRODUÇÃO AS CARTAS DO APOCALIPSE

   Falarei sobre as cartas do Apocalipse, as sete cartas escritas por João às sete igrejas da Ásia.
   Em primeiro lugar devemos contextualizar a situação. João estava preso porque a sua pregação era uma subversão aos ouvidos do Império Romano. Não que João fosse um subversivo, mas, num tempo em que o imperador era tido como um representante de uma divindade, um deus, pregar e falar de um messias , um  Rei, seria interpretado como uma sublevação.assim sendo, ele foi preso e exilado e a História nos diz que, solto posteriormente foi martirizado em Éfeso, provavelmente.
   A época era o primeiro século, especificamente o final do primeiro século, todos os Apóstolos tinham morrido e João era o último que estava vivo e o Império Romano estava no seu auge do poder, Domiciano era o Imperador e o culto a ele era observado.
    Em uma visão O cristo aparece a ele (João) e manda escrever sete cartas que contendo advertências e elogios às sete igrejas da Ásia.
   A primeira carta é dirigida a Éfeso, centro comercial importante na época. Na próxima vez falarei sobre esta carta e suas implicações para o mundo moderno.
   Prof. José Costa.

HISTÓRIA DA SEXUALIDADE,O VITORIANISMO DO SÉC.XIX

   O século xIx é marcado pelo vitorianismo na Inglaterra. A rainha Vitória governou durante 63 anos o poderoso Império Britânico que já estava se consolidando como um império forte.
   A era vitoriana é marcada profundamente pelo moralismo sexual. Nesta época foi dada muita ênfase ao comedimento do sexo, ou seja, a moderação, isto incluindo jovens e pessoas casadas. É fato que alguns casais chegaram a se separar por causa da falta de interesse sexual de um dos parceiros. Nesta época o número de clitoridectomia aumentou bastante, principalmente nos E.U.A. ( o termo clitoridectomia significa extirpação do clitóris ) a fim de tornar o prazer menor. A ênfase era dada no prazer comedido. Foi uma época neurótica.
   A culpa neurótica aumentou bastante, aumentou também o número de prostíbulos, pois, alguns maridos iam visitar os bordeis para retirar a tensão provocada pela falta de interesse sexual das esposas. A masturbação era vista como grave pecado e desgastante para o físico. Alguns jovens chegaram a serem internados para se tratar do vício e por medo de morrerem cedo, pois, segundo se cria ela acelerava o envelhecimento. Tudo isto ocorria não só na Inglaterra como em grande parte do Ocidente.
   Prof.José Costa.
   Falando da História da sexualidade.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

HISTÓRIA DA SEXUALIDADE,IDADE MODERNA.

   Nos séculos dezesseis e dezessete, o contexto é de "Grandes Descobrimentos", o eixo econômico muda do Pacífico para o Atlântico. Surgem novos pólos de poder, Portugal e Espanha, invadem as Américas do Sul e Central. É a época da escravidão e do Pacto Colonial.
   No contexto da sexualidade nós encontramos algumas mudanças. O índio é alvo de tirania, as índias são estupradas, "O Brasil nasceu de uma relação sexual sem amor", disse Darcy Ribeiro,e é verdade. Surge a miscigenação, resultado de violência europeia. Na Europa, a Reforma Protestante bate de frente com o Celibato, Lutero se casa e muitos monges também. Já falei acerca do celibato em outro artigo.
   A imposição europeia continua aos índios, os Maias possuíam uma concepção de casamento diferente da Cristandade europeia, são violentados em sua cultura. Aumenta a violência sexual entre eles, a violência doméstica.
    No século dezoito, com a Revolução  Industrial, aumenta o número de prostitutas, pois, muitas mulheres não tem oportunidades de emprego ao migrarem do campo para a cidade. Surge o termo SADISMO, oriundo de um aristocrata francês Sade, do século dezoito que gosta de usar a violência no ato sexual, aumenta também o número de filhos fora do casamento, e o número de depressivos.
   Prof.José Costa, falando de História da sexualidade.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

HISTÓRIA DA SEXUALIDADE, CRISTIANISMO E CONTRACEPÇÃO

   O Cristianismo é neurótico, quer seja na sua versão piramidal católico - romano, com sua estrutura de poder formada, quer seja na versão protestante, doentia e paganizada, com dogmas, ritos, formalismos e tradições humanas. O protestantismo é a versão mais magra do Cristianismo, no entanto, possui as mesmas idiossincrasias.
   A mentalidade contraceptiva cristã, com poucas exceções, bebe da Idade Média, de sua mentalidade pessimista sexual, bebe dos gregos, bebe de Aristóteles. O sexo não é para o prazer, e sim, para a procriação, logo, é necessário ter filhos e não evitá-los, diz a mentalidade religiosa. Está claro que tudo isto contradiz a lógica e a Bíblia, que no livro de Cântares de Salomão  mostra a sexualidade como fonte de prazer sério entre o casal que se ama.
   Teólogos chegam a ler um texto de Gênesis, sobre Onã, e mostram , erradamente, que a procriação era a finalidade ali exposta. Já falei sobre isso no meu texto ONANISMO  e expliquei que se fala de Levirato e não de procriação ou Onanismo.
   O fato é que, a mentalidade religiosa é de pessimismo sexual e esta mentalidade é gnóstica e não bíblica, portanto, métodos contraceptivos são saudáveis e devem ser usados com bom senso, sem falar que ninguém tem nada haver com a decisão de um casal ter ou não filhos.
   Pense Nisso.
   Prof. José Costa
   Falando francamente e historicamente, e , porque não dizer, biblicamente.

terça-feira, 12 de junho de 2012

HISTÓRIA DA SEXUALIDADE,CRISTIANISMO, AGOSTINHO E O ABORTO

   O sacrifício da vida da mãe é o preço que tem que ser pago para que o filho não vá para o inferno, sendo batizado antes de morrer , logo após nascer, mesmo com o risco de morte da mãe. Este foi o ensinamento da teologia moral da igreja durante séculos, baseado em Agostinho, um dos pais da igreja no quarto século. Este ensinamento vigorou principalmente na Alemanha.
   Com esta teologia moral, ou melhor , moralista, podemos analisar como o Deus de Agostinho era apequenado e mesquinho. Um Deus que condena a criança ao inferno por causa da ausência de batismo.Pura Religião e nenhum Evangelho.
   Por trás de toda esta discussão sobre abortar ou não o feto anencéfalo está a teologia perversa de Agostinho, ainda que não se diga abertamente. Mentes pedradas oficina do diabo.
   Pense Nisso
   Prof. José Costa.

DIA DOS NAMORADOS

   Namoro é relacionamento, é amizade, é sinceridade, é amor .É estar en amor, na linguagem espanhola. A palavra namorar vem daí , estar en amor, portanto, quem namora, teoricamente, deve ou deveria estar em amor com o seu parceiro.
   Há casais que namoram estando casados, há casais que namoram não estando casados e há casais que não namoram , estão enganados e  enganando. Há casais que namoram e são namorados casados, pois, casamento é namoro e namoro é ralacionamento casamento, isto é , casamento não se dar no cartório dá-se no coração namorado.
   Prof. José Costa.
   Uma homenagem ao dia dos namorados e a sua (minha) namorada.

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...