sábado, 23 de março de 2013

O QUILOMBO DOS PALMARES

    Em um certo dia do ano de 1597( provavelmente), um grupo de escravizados de um engenho de Pernambuco, sublevaram-se. Ao que parece, eram cerca de 40 pessoas. Entre homens e mulheres. Estavam armados de foices, chuços, e outros instrumentos. Atacaram o feitor e fugiram. Este grupo entrou na mata densa da região onde hoje é Alagoas ( que na época pertencia a Pernambuco), depois de desbravarem parte da mata, enfrentando mosquitos, onças e o clima, fundaram uma comunidade que viria a existir por cerca de cem anos, mais ou menos. Era o quilombo de Palmares, o mais conhecido de todos os quilombos brasileiros.
    Evidentemente não dá pra falar sobre a sua história em poucas linhas, procurarei ser bem sucinto.
     Após a invasão holandesa no nordeste ( 1630), o quilombo cresceu bastante, pois, desfeito o sistema proteção nos engenhos, os escravizados aproveitaram para fugir. Nesta época, o quilombo já contava com cerca de 20 mil habitantes, provavelmente.
   Viviam da caça de tatus, onças, entre outros animais. Pescavam e plantavam cana-de-açúcar, feijão, mandioca, milho, batata doce, etc. não praticavam a pecuária, mas, criavam porcos.É sabido que realizavam pequenos comércios com regiões vizinhas. Curiosamente, havia alguns brancos pobres em Palmares. 
     Uma questão é debatida hoje em dia: havia escravidão em Palmares ? a resposta é sim. No entanto, era uma escravidão suave, branda. Quando palmarinos atacavam os engenhos, os escravos ali obtidos eram submetidos a uma escravidão leve, por pouco tempo, até serem totalmente libertos. Entendido isto, a discussão acaba. Não havia, portanto uma escravidão pura, como havia nos engenhos. Não havia torturas, troncos, etc.
     A lei penal era severa. Adultérios e roubos eram combatidos duramente.
        Prof. José Costa, 
        Para pensar.

sexta-feira, 22 de março de 2013

O REINO AFRICANO DE AXUM ( AKSUM ) SEC.I AO VI D.C.

      Na região onde hoje é a Etiópia, próximo ao "chifre a África", localizava-se um dos reinos mais importantes da história africana, o REINO DE AXUM ( AKSUM).
      Pelas descobertas da arqueologia, o rei é apresentado como um eminente soberano, objetos sagrados eram enterrados com ele ( a semelhança do faraó no Egito ). A organização política e Axum era de um reino centralizao, porém, com pequenos reinos vassalos, que deviam obediência ao rei maior.
      Axum exportava marfim, chifres de rinoceronte, carapaças de tartarugas, entre outros artigos. Elefantes eram domesticados e usados como transportes. 
     Descobertas arqueológicas mostram a riqueza deste reino, um vaso foi encontrado com pingentes de ouro e outros objetos valiosos nesta região. O reino também praticava a pecuária e a agricultura. Um documento antigo mostra Axum como um dos maiores reinos da sua época.
          Prof. José Costa. Um pouco de História da África.
          Para pensar.
     

quarta-feira, 20 de março de 2013

ALEXANDRIA

  O nome lembra Alexandre, O Grande. De fato, Alexandria foi fundada por ele, embora Alexandre tenha morrido sem ver como a cidade ficou após o seu término. No IV século a. c. O Egito foi conquistado por Alexandre e ele começa a construção desta cidade. O arquiteto que encabeçou este empreendimento foi Dinócrates.
  Em Alexandria ficava uma das sete maravilhas do mundo antigo: o farol de Alexandria. Além disso, figurava na cidade uma biblioteca de mais de 200 mil volumes. Algumas obras chegaram até os nossos dias. A população da cidade era formada por judeus, egípcios, gregos e romanos, basicamente.Entre a população também figuravam intelectuais. Estrabão, geógrafo romano, morou na cidade no séc. I a. c. e escreveu dezessete volumes sobre a geografia da época. Hypátia viveu e ensinou em Alexandria. (tenho um artigo sobre ela). Esta cidade foi o centro intelectual do mundo antigo por vários séculos.
  Mâneton, historiador egípcio, também viveu nesta cidade e escreveu a História do Egito. Chegaram alguns fragmentos aos dias atuais.
   Prof. José Costa.

terça-feira, 19 de março de 2013

A MUMIFICAÇÃO E A CIÊNCIA EGÍPCIA

   A técnica de mumificação no Egito era notável. Eles acreditavam em uma vida após a morte, e, para conservar a alma do faraó ( ou parte dela, chamada de ka), eles praticavam tal ato. Primeiro eles lavavam o corpo do morto, depois, retiravam o cérebro pelo nariz, com a ajuda de um gancho. Realizavam um pequeno corte ao lado do defunto para retirar as suas vísceras. Faziam uma lavagem em todo corpo por um líquido chamado natrão, uma mistura de bicarbonato de sódio e sal. Após um período, embalsamavam o corpo do faraó com faixas de linho. Havia embalsamadores profissionais. Tudo isto estava ligado a medicina egípcia.
   O Egito mexeu com medicina, matemática, astronomia, química e física. Existem relatos de pequenas cirurgias no crânio. O médico egípcio tratava as doenças através de inalações, unguentos, supositórios, cirurgias, entre outros procedimentos. Na matemática, mexeram com a geometria e tiveram noções básicas de álgebra.
    Prof. José Costa.

AS CONSTRUÇÕES DAS PIRÂMIDES

        Elas constituíam verdadeiros túmulos reais. Era o local onde o faraó podia ser colocado após a sua morte. As pirâmides mais famosas são a de Queóps, Quéfrem e Miquerinos. Respectivamente, pai, filho e neto. A de Queóps é a maior de todas, com cerca de 146 metros de altura.
    Para construir uma pirâmide era necessário seguir alguns passos.
primeiramente, escolhia-se o terreno e o aplanavam. Isto feito, era escolhida uma pedreira. As pedras eram retiradas através de um sistema de resfriamento brusco, ou seja, mudança de temperaturas bruscas. Trincada a pedra, podia ser retirada facilmente com instrumentos de madeira ou bronze. O próximo passo seria levá-la para o local por meio de um carro chamado zorra. Este carro não possuía rodas, era puxado por trabalhadores. O bloco de pedra era amarrado e arrastado. O carro era feito de boa madeira. As pedras eram lapidadas com instrumentos de bronzes. Feito isto, com o auxílio de cordas eram puxadas para cima. Com auxílio de escribas arquitetos umas entradas falsas eram feitas no seu interior. Uma pirâmide podia ser construída em cerca de vinte anos.
      Prof. José Costa.

A SOCIEDADE EGÍPCIA

   O Egito era governado por Faraó, Seu nome vem do termo per - ao que significa casa real. O termo, originariamente, indicava a residência do faraó, muito pomposa. Posteriormente, este nome passou a designar um título da pessoa do líder egípcio. Tudo dependia dele, a felicidade do povo, a segurança, a prosperidade, etc. era ornamentado com honras divinas. Vivia pomposamente. Suas ordens eram inquestionáveis.
    Os escribas também gozavam de posição privilegiada. Eram eles que detinham o poder da sabedoria. muitos eram engenheiros e arquitetos. Possuíam altos cargos públicos. Fiscalizavam a produção dos alimentos e as registravam.
    Havia também sacerdotes, estes também detinham poder. Eram abastados. A nobreza eram proprietárias de terras, embora tudo pertencesse ao Faraó, eles possuíam o poder de administrá-las.
  Camponeses estavam na base da pirâmide social, viviam precariamente e trabalhavam nas construções das pirâmides. Havia também escravos, principalmente, escravos de guerras.

A ECONOMIA DO ANTIGO EGITO

   Os egípcios são conhecidos por sua exploração no vale do Nilo. De fato, a sua economia era bastante diversificada. Já dizia Heródoto : " O Egito é um presente do Nilo".
    Eles praticavam a viticultura, ou seja, a prática do cultivo da uva para a produção de vinho. A cerveja foi invenção egípcia. Eles fabricavam o pão e o líquido chamado cerveja através da cevada. O processo era simples : colocava-se o grãos de molho,e, no dia seguinte adicionavam certas substâncias ao líquido obtido, os grão eram moídos e servia de matéria - prima para a fabricação do pão.
  Criavam-se asnos ( servia para o transporte de carga), ganso, porcos ( em quantidades pequenas ), hienas, cabras e gado. Cultivavam-se trigo, uva, cevada, cebola, alho, pepino, entre outros produtos. A alimentação básica era o pão de cevada.
    Com a plantação de papiro obtinham um material de escrita que era exportado. Eram artesão habilidosos e perfumistas.
      Prof. José Costa.

domingo, 17 de março de 2013

O QUE É O CULTO?

      Para falar sobre culto é necessário antes dizer o que ele não é .
    O culto não é uma necessidade do ser divino. Digo isto porque, por vezes, existe uma má interpretação do que ele seja. Ora, nas religiões antigas, o culto que era oferecido a um deus era considerado uma espécie de barganha com a divindade, um toma lá da cá, por assim dizer. Zeus por exemplo, tinha uma total necessidade das orações dos seres humanos, dos seus ritos e sacrifícios.
     O salmo 50 expõe esta realidade, a nação israelita tinha interpretado mal o culto a Deus, a ponto de que o conceito era o de que o Senhor carecia de sacrifícios. Diz o salmo 5o:Se eu tivesse fome, não to diria, pois o mundo é meu e quanto nele se contém. Acaso como eu carne de touros?
        Isto posto, entendemos que culto não é barganha, não é moeda de troca. Não é mercado espiritual.
         O culto, na verdade, é uma expressão de gratidão a Deus é a entrega de uma alma cansada ao seu criador. Ele pode ser coletivo ou individual. O culto individual ocorre na vida, e só há vida no culto coletivo se existir vida no culto individual. Compreende?
         Para pensar,
         Prof. José Costa.

   

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...