O nome lembra Alexandre, O Grande. De fato, Alexandria foi fundada por ele, embora Alexandre tenha morrido sem ver como a cidade ficou após o seu término. No IV século a. c. O Egito foi conquistado por Alexandre e ele começa a construção desta cidade. O arquiteto que encabeçou este empreendimento foi Dinócrates.
Em Alexandria ficava uma das sete maravilhas do mundo antigo: o farol de Alexandria. Além disso, figurava na cidade uma biblioteca de mais de 200 mil volumes. Algumas obras chegaram até os nossos dias. A população da cidade era formada por judeus, egípcios, gregos e romanos, basicamente.Entre a população também figuravam intelectuais. Estrabão, geógrafo romano, morou na cidade no séc. I a. c. e escreveu dezessete volumes sobre a geografia da época. Hypátia viveu e ensinou em Alexandria. (tenho um artigo sobre ela). Esta cidade foi o centro intelectual do mundo antigo por vários séculos.
Mâneton, historiador egípcio, também viveu nesta cidade e escreveu a História do Egito. Chegaram alguns fragmentos aos dias atuais.
Prof. José Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário