sábado, 13 de abril de 2013

O MUNDO, EU E O SER EM SI

   Vivemos em um mundo cada vez mais fragmentado. Mundo das velocidades das informações, mundo desencontrado, onde existem ambiguidades e desencontros. Mundo cruel. Mundo de espinhos e de abrolhos. Mundo que que desrespeita a natureza. Mundo caído. Mundo violento, machista, racista. Claro que não existem generalizações aqui. Em meio a tudo isto existem bondades e virtudes. Graças a Deus. No entanto, existe aqui  realidade. Mundo pós-moderno, com suas fragmentações emocionais e políticas. Mundo das expectativas de guerras, mundo das corrupções e dos desencantos. Mundo das trapaças políticas e religiosas. Mundo das desilusões com as religiões, da falsificação da verdade, do pragmatismo, do deus criado pela mente adoecida do ser homem. Mundo intolerante e fundamentalista. ( volto a repetir que não existem generalizações nas minhas palavras, e sim realidade). 
    Em meio a tudo isto o que a alma diz?
   "Fica Senhor, já se faz tarde, tens o meu coração para morar...
     Prof. José Costa.

O LIVRO DE NÚMEROS

     Composto por 36 capítulos, Números é o quarto livro da Bíblia. Faz parte do pentateuco. Seu título nas Escrituras hebraicas é no deserto, seguindo o costume tradicional antigo de conceder o título do livro de acordo com o que está escrito no começo deste livro.
      O livro narra um censo ( contagem da população). As tribos são contadas. Isto explica o nome do livro : Números.
      Esta obra narra a experiência dos filhos de Israel no Sinai, e, a sua jornada pelo deserto. Mostra como os israelitas foram desobedientes muitas vezes e como aquela geração que saiu do deserto não entrou em Canaã. Exceto Josué e Caleb.
    São mostradas algumas leis, entre elas a lei da mulher suspeita de adultério ( esta de caráter psicológico), a lei do nazireado, leis relativas a ofertas, consagração de levitas, entre outras. O cuidado divino também é mostrado no livro, com a provisão de alimentos.
        O livro também mostra a morte de Miriã e de Arão.
         Prof. José Costa.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

O LIVRO DE LEVÍTICO

    O nome do livro de levítico vem da versão grega do Antigo Testamento, a septuaginta. No hebraico o nome do livro é outro. O termo levítico não é bem apropriado, visto que o livro não se refere apenas ao sacerdócio levítico, mas também a outros assuntos.
    É o terceiro livro do Antigo Testamento. Vemos no livro uma narração de vários sacrifícios ordenados pela lei. Literalmente, é sangue pra todos os lados. Ofertas de novilhos, bois, ovelhas, pombas, etc. O livro é eminentemente profético e cheio de tipos proféticos. todo o sistema sacrificial aponta para a cruz, a doação, a entrega de Jesus.
  Existem leis várias: lei a respeito do leproso, leis relativas a menstruação, proibição de comer o sangue, animais imundos ( Deus está agindo como um médico perfeito). Esta lei é profilática.
       Prof. José Costa.

O LIVRO DO ÊXODO

             Ele é o segundo livro da Bíblia. De fato, é uma espécie de continuação do livro anterior, Gênesis. Êxodo significa saída. É a libertação dos judeus do Egito, sob a liderança de Moisés, depois que ele realiza alguns milagres em nome de Deus.
        No deserto, o povo de Israel peregrina por cerca de 40 anos, e é guiado por uma nuvem. A provisão nunca faltou, nem o cuidado divino. Existem neste livro algumas prescrições de natureza civil para Israel, e que foram caducadas com o advento da Nova Aliança.
       Alguns capítulos mostram como o tabernáculo devia ser erguido no deserto, as vestes de um sacerdote, etc. é também no livro de Êxodo que a lei é dada a Moisés, falo dos famosos 10 mandamentos.
        O livro serve como arquétipo para a vida humana, o cordeiro pascoal que aparece no livro é símbolo do Cordeiro de Deus, Jesus.
            Prof. José Costa.

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...