sábado, 23 de fevereiro de 2013

AUTONOMIA E TEONOMIA

   O ser humano é um ser autônomo. Este conceito, por vezes, é radicalmente incompreendido por muitos. Alguns vão falar que autonomia significa liberdade absoluta, o que não é verdade, pois, o ser humano está preso ao tempo e ao espaço. Diametralmente oposto a este pensamento, outros irão dizer que não existe autonomia para o indivíduo, o quem também não é verdade. Autonomia significa a capacidade de ser guiado pelos ditames da razão, esta capacidade de apreensão da realidade. Ora, quando a autonomia se deixa mover pela teonomia (palavra que não significa teocentrismo, pois, o teocentrismo foi um conceito medieval de controle e manipulação das mentes em nome de Deus), ela torna-se uma autonomia saudável, pois, liga-se ao mais profundo, ao fundamento do ser.
   Para pensar, 
   Prof. José Costa.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

REVELAÇÃO, EXISTENCIALIDADE E INFORMAÇÃO.

   Toda a História da revelação está atrelada a salvação humana e não existe salvação sem a compreensão existencial da revelação. Digo existencial porque a revelação pode ser apreendida mecanicamente como informação, logo, de modo não existencial. Quando a existencialidade toma conta do ser e a compreensão da revelação se torna vida, existe cura da alma. Ora, quando a revelação é vida, está atrelada a existência interior e quando não existe subjetividade, a coisa torna-se mecânica e engessada, podendo viver como institucionalidade    porém, sem vida em si.
   A revelação como conteúdo informação serve para manipulação, e a revelação como transformadora do ser, serve para criar um mundo interior que recreia a alma. 
   Para pensar,
   prof. José Costa.

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...