sábado, 16 de março de 2013

O NOVO IMPÉRIO EGÍPCIO 1580/1080

   Após a expulsão dos hicsos, pelo faraó Amósis I, que é considerado o pai do novo império,  começa uma nova fase na história do Egito. De fato, após a sua morte, assume o poder Amenófis. Depois, Tutmés I e TutmésII. Um detalhe importante surgiu nesta época, uma rainha assume o poder. Seu nome era HATCHEPSUT. 
     Ela usou o artifício da TEOGAMIA, ou seja, dizia que era filha de um deus. seu pai teria sido a encarnação divina. Governou durante vinte anos e, seu governo foi de paz e prosperidade. Após a sua morte, Tutmés III assume o poder e apaga o seu nome de várias inscrições egípcias.
     Nomes importantes surgem depois. Aquenaton, o faraó que implanta o monoteísmo, uma revolução para a mentalidade egípcia. Depois surge Tutancâmon, o faraó menino. 
       Prof. José Costa.

O MÉDIO IMPÉRIO 2050 /1750

      O Antigo Império termina, e, depois de um período intermediário, de guerra civis, surge o Médio Império.
   As características básicas deste novo período são basicamente o seguinte: a) A capital é transferida para Tebas. Lembrando que a primeira capital do Egito foi Tínis, depois, já no Antigo Império, é mudada para Mênfis. Agora Tebas surgiu como uma nova capital.
b) A Núbia é conquistada. Era uma região rica em ouro. Muitos escravos também foram incorporados ao Império. c) O faraó tem um co-regente, seu filho. d) Os nomarcas ganham poder.
    Ao fim deste período, os hicsos, provenientes da Ásia, invadem o Egito, em 1750, introduzindo o cavalo e o ferro, até então desconhecidos dos egípcios. Após 150 anos, são expulsos por Amósis I. Surge uma nova capital, Ávaris.
     Prof. José Costa.

O ANTIGO IMPÉRIO 3000 a.c. 2.300 a.c.

   Após a unificação do Egito por Menés ( 3.200 a.c.), o poder passou a ser centralizado. O Antigo Império Egípcio começa cerca de 200 anos depois da unificação. A capital do Egito passou a ser Mênfis e o poder do faraó ganhou força.
 São bastante conhecidos o faraó Quéfrem, Queóps e Miquerinos. A pirâmide de Quéops é a maior das três, com cerca de 146 metros de altura. Ela é considerada uma das setes maravilhas do mundo antigo. Antes deles houve um faraó famoso por sua pirâmide escalonada, Zoser. Imhotep foi o seu primeiro ministro e tornou-se célebre por ser mágico, médico e político.
    O antigo império termina cerca e oitocentos anos depois com Pepi II.
      Os faraós eram enterrados na sua pirâmide e a esperança era de que ele seria conservado para outra vida, principalmente o seu Ká, ou seja, sua alma imortal. Juntamente com ele eram enterrados objetos pessoais, como estatuetas, jóias, etc.
       Prof. José Costa.

O EGITO ANTIGO

    Por volta de 7.000 mil a.c. a região do vale do Nilo começou a ser povoada por povos nômades,oriundos, possivelmente, da região do Saara. Esses povos, em busca de água e alimento, além de terras férteis, povoaram o vale do rio Nilo. Aos poucos, foram fundando comunidades agrícolas independentes, chamadas NOMOS. Estas comunidades eram governadas por nomarcas.
   Os antigos egípcios possuíam traços negroides. Escritores antigos como Heródoto, atestam tal afirmação. Ademais, pesquisas recentes, comprovam o fato de que as múmias possuem um grau de melanina considerável, conservado ao longo dos séculos.
   Menés, em 3.200 a.c. , aproximadamente, unificou as comunidades. Tornou-se o primeiro Faraó. A capital do Egito passou a ser Tínis. Vários deuses eram adorados no Egito, entre eles, Osíris e Ísis, sua esposa. Bastet é a deusa gata e 
Set o deus do mal. O crocodilo e o hipopótamo também eram venerados. Curiosamente, o boi era venerado e, não obstante, comido.
    Prof. José Costa.

sexta-feira, 15 de março de 2013

A ESCRITA HIEROGLÍFICA EGÍPCIA

      Não é exagero dizer que o escriba era parte essencial da sociedade egípcia. A escrita já existia no Egito já há cerca de 4 mil anos a.c., e eram eles, os escribas, que monopolizavam o saber. Eles conheciam as palavras. Tinham poder sobre elas. Na mentalidade egípcia quem conhecesse o nome de uma pessoa na sua essência, tinha poder sobre ela. Apagar o nome de uma pessoa de um monumento era apagar a própria pessoa.
      A escrita egípcia chamava-se hieroglífica, ou seja, escrita sagrada, ela desenvolveu-se segundo a necessidade econômica do Egito registrar os seus alimentos. Era complexa. Havia mais de 400 sinais. Embora se diga que ela foi emprestada dos mesopotâmicos, o fato é que, provavelmente, ela foi singular. Os sinais são ligados a natureza do Egito. Pesquisadores recentes acharam uma escrita chinesa de 9 mil anos, aproximadamente. O que vai nos levar a uma nova teoria, a de que o Egito não foi pioneiro na produção da escrita. Está aberto o debate. 
      Os hieroglíficos foram decifrados no século XIX por um francês, chamado Champollion, através da pedra de Roseta.
            Prof. José Costa.
      

quarta-feira, 13 de março de 2013

UM POUCO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA

   A História da África sempre foi relegada a segundo plano. Isto começou a mudar de uns anos para cá. Ora, O ser humano surgiu neste continente, e é na África que encontramos uma das maiores civilizações da História : O Egito.
   A África na sua parte oriental é objeto de estudos. Há cerca de 3 milhões de anos, provavelmente, há evidências da presença de hominídeos. Neste período paleolítico africano os grupos humanos eram coletores e caçadores. Na Tanzânia existem figuras rupestres que mostram cenas de caça e coleta de raízes. Usavam utensílios de pedras e ossos.
  O Egito, grande civilização, passou a ser estudado com mais afinco a partir do século XIX. No entanto, um historiador egípcio, Mâneton, século III a.c. escreveu a História do Egito. Infelizmente, grande parte do que escreveu, não chegou até nós. Duas fontes básicas do estudo dos egípcios são a pedra de Palermo e o papiro de Turim, onde encontram-se datas dos governos dos faróis e nomes de muitos desses soberanos egípcios.
   Prof. José Costa.

terça-feira, 12 de março de 2013

A ASCENSÃO DE DAVI AO TRONO E A MORTE DE ISBOSETE

   Após a morte de Saul, em uma batalha contra os filisteus, inimigos acirrados dos israelitas, Davi é aclamado como rei de Judá. No restante das tribos, Isbosete, filho de Saul, com o apoio de Abner, general do antigo rei, começa a reinar.
   Depois de vários acontecimentos, que tomariam muito tempo aqui relatá-los, Abner toma uma atitude: apoiar Davi. No entanto, ele é assassinado por Joabe, braço direito do futuro rei Davi, embora sem o consentimento deste.
   Isbosete é assassinado por dois de seus servos. Davi lamenta a sua morte. 
   O belemita que foi ungido rei ainda jovenzinho é aclamado rei de todo o Israel. Começa o reinado do segundo rei de Israel e o mais famoso da História bíblica.
   prof. José Costa.

domingo, 10 de março de 2013

SAUL E A PITONISA DE EN-DOR

  Saul estava premido pelos filisteus, totalmente desesperado. Não havia mais revelação da parte de Deus para ele. Nem Urim, nem Tumim. Silêncio absoluto. Neste intervalo de tempo, ele recorre a uma mulher adivinha. 
  O texto nos narra que ele se disfarça e vai até a mulher. Estava fraco não havia se alimentado. A mulher diz que o rei Saul havia proibido toda manifestação de necromancia, com base na lei de Moisés. Ele insiste e a mulher consulta Samuel. Uma profecia é dada. Ele estremece. A médium o ajuda.
  Acerca do que está escrito existem algumas considerações a serem ditas:
  a) Deus havia se calado para Saul. Não o respondia. Ora, se Ele calou-se por outros meios iria se revelar por esta prática que ele mesmo condenou?
   b) Deus é Deus de vivos e não de mortos, disse Jesus, ademais "se não houvem os vivos ouvirão os mortos?
   c) Provavelmente não foi Samuel que apareceu a Saul, ora, como explicar o verbo hebraico que diz : que o Senhor não respondeu. No hebraico o verbo é categórico. É ato contínuo. O fato é que a consulta aos mortos é assunto resolvido em toda a Bíblia. a proibição é clara. 
   É para pensar.
   Prof. José Costa.

FLÁVIO JOSEFO E OS HEBREUS

   Flávio Josefo foi um historiador judeu que viveu no primeiro século. Nasceu em 37 d. c. e faleceu no ano de 103 d. c. É, sem dúvida, um dos maiores historiadores de todos os tempos. Escreveu de forma muito bela e profunda sobre os hebreus. Aliás, depois da Bíblia, a maior fonte da História dos hebreus é Josefo.
     Ele lutou contra os romanos na década de 60 d. c., no entanto, abandona a luta e vai morar em Roma. É considerado um oportunista pelos judeus. Debates à parte, se foi oportunista ou não, poderemos falar disto depois. O fato é que Josefo mora em Roma durante anos e dedica-se a escrever sobre a História do seu povo. Isto "para nossa alegria", rss.
     Flávio Josefo era filho de um sacerdote chamado Matatias, seu nome Flávio é romano, pois, ele recebeu a cidadania romana. A leitura de suas obras são indispensáveis para todo aquele que quer crescer no conhecimento histórico, principalmente no conhecimento judaico.
      A origem dos Hebreus é basicamente o seguinte: Sem gerou a Arfaxade, que gerou a Salá, que gerou a Éber, depois de alguns nascimentos surge Naor, Terá e Abrão, que vai se chamar Abraão. Terá muda-se para Harã, saindo da Caldeia por causa da morte de seu filho Arã. Morre em seguida e Abrão começa a sua peregrinação. Gera Isaque que gera a Jacó que gera 12 filhos...
      Prof. José Costa.

DAVI POUPA SAUL. A MORTE DE SAMUEL. O ENCONTRO COM NABAL

   Após uma passagem em Queila e outra no deserto de Zife, Davi vai para a região de En-Gedi. Ora, as cavernas desta região são profundas. Saul recebe a notícia que o filho de Jessé está nesta região e escolhe cerca de três mil homens para persegui-lo. Em uma região quente o rei fica provavelmente "desarranjado" da barriga e entra na caverna para aliviar o ventre. Davi tem a oportunidade de matá-lo e não o faz. Tem misericórdia do seu perseguidor. Saul para de persegui-lo por um tempo.
   Neste intervalo de tempo morre o profeta Samuel. O povo lamenta a sua morte.
  Uma narrativa bíblica chama a atenção neste momento. É a história dom encontro de Abigail com Davi. Esta era esposa de Nabal, homem rico e tolo que não ajuda Davi concedendo-lhe pão e água. Davi fica irado e quer matá-lo, Abigail o detém. Nabal falece posteriormente, provavelmente de ataque cardíaco. Abigail torna-se 
esposa do filho de Jessé.
    Prof. José costa.

DAVI E A CAVERNA DE ADULÃO

   Continuando a sua jornada, depois de passar por Nobe,onde encontrou Doegue, a língua ferina, o jovem Davi passa por uma cidade filisteia chamada Gate. Ora, os filisteus eram inimigos de Israel e o rei de Gate, Áquis, poderia matá-lo.Espertamente , o jovem belemita fingi-se de louco, deixando escorrer a baba pela face. Áquis pede para retirá-lo da sua presença. Vale lembrar que os loucos eram considerados como possuidores de espíritos malignos, na antiguidade.
    Davi chega na caverna de Adulão. Esta cidade ficava cerca de 30 quilômetros distante de Jerusalém. Junta-se a ele uma miscelânea de pessoas: endividados, amargurados de espíritos, desertores, os párias da sociedade. Isto, com efeito, lembra a vida de Jesus, que reuniu em torno de si os excluídos do sistema. Os doentes que precisavam de médicos. Davi deixa seus pais em Moabe. Lembrando que os moabitas eram ascendentes dele. Rute era moabita. Os sacerdotes de Nobe são mortos. Abiatar escapa. Davi o acolhe. 
    Prof. José Costa.

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