domingo, 10 de março de 2013

SAUL E A PITONISA DE EN-DOR

  Saul estava premido pelos filisteus, totalmente desesperado. Não havia mais revelação da parte de Deus para ele. Nem Urim, nem Tumim. Silêncio absoluto. Neste intervalo de tempo, ele recorre a uma mulher adivinha. 
  O texto nos narra que ele se disfarça e vai até a mulher. Estava fraco não havia se alimentado. A mulher diz que o rei Saul havia proibido toda manifestação de necromancia, com base na lei de Moisés. Ele insiste e a mulher consulta Samuel. Uma profecia é dada. Ele estremece. A médium o ajuda.
  Acerca do que está escrito existem algumas considerações a serem ditas:
  a) Deus havia se calado para Saul. Não o respondia. Ora, se Ele calou-se por outros meios iria se revelar por esta prática que ele mesmo condenou?
   b) Deus é Deus de vivos e não de mortos, disse Jesus, ademais "se não houvem os vivos ouvirão os mortos?
   c) Provavelmente não foi Samuel que apareceu a Saul, ora, como explicar o verbo hebraico que diz : que o Senhor não respondeu. No hebraico o verbo é categórico. É ato contínuo. O fato é que a consulta aos mortos é assunto resolvido em toda a Bíblia. a proibição é clara. 
   É para pensar.
   Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...