sábado, 27 de outubro de 2012

A TEOLOGIA DE LUTERO: A COGNOSCIBILIDADE DIVINA

     O conhecimento de Deus. Este é um dos temas da teologia luterana ( de Lutero). Será que é possível ter algum conhecimento divino?
         Ele faz distinção entre o Deus oculto e o Deus revelado. Deus é essencialmente inatingível em sua bondade, sabedoria, etc. Ele é infinitamente insondável. É o Deus oculto. Mora na eternidade. É incognoscível. O Deus revelado é o Deus que se pode conhecer. Na criação temos algum conhecimento Dele, ainda que limitado. Muito embora, Lutero muitas vezes falou da "porca razão".
   A verdadeira explicação de Martinho Lutero para o conhecimento de Deus é a teologia da cruz. Ora, por esta teologia, ele repetidamente nos fala sobre a necessidade de conhecê-lo em Jesus. A cruz revela o escândalo da graça divina. É na cruz que Deus se revela, nesta cruz que simboliza a renúncia, o amor, o sacrifício de Deus,etc. 
       O verdadeiro conhecimento, portanto, ocorre no evento da cruz    
e não é o mesmo que dizer o evento da crucificação,pois, a cruz veio a existir antes de todas as coisas, a crucificação é apenas uma manifestação do plano eterno de Deus. Em Jesus o conhecimento de Deus é possível.
       Quem lê, entenda.
       Prof. José Costa.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A TEOLOGIA DE LUTERO : A PALAVRA

        Conforme sabemos, o grande grito de Lutero foi a volta à palavra, no entanto, o que significava isto para o reformador? 
            Em primeiro lugar, para ele a palavra era muito mais que um livro. É evidente que a Bíblia tinha sua importância, porém, ele não era um biblicista rígido,pois, para ele a PALAVRA seria muito mais que um livro. Seria o próprio Deus. Isto não significa a adoração ao livro. a explicação que ele dá é a de que a palavra encarnou, ou seja, virou pele, Jesus. " a Bíblia é a palavra de Deus porque nela chega Jesus Cristo até nós. Quem lê a Bíblia e não encontra Jesus Cristo, não tem lido a Palavra de Deus."
             A verdadeira mensagem não está na igreja e nem em outro lugar, mas, no Evangelho declarado nas páginas da Bíblia. portanto, para Lutero, a Bíblia dá testemunho de Jesus, que é a palavra e que é a mensagem viva de Deus. O Evangelho que é o próprio Jesus está acima de da igreja das tradições e dos concílios. Está acima do papa e dos teólogos.
             Que verdade maravilhosa!!!!!!
              Para pensar , Prof. José Costa.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

CAUSAS DA REFORMA PROTESTANTE

        Falar das causas da Reforma Protestante não é fácil. Já vimos que nos artigos anteriores abordamos várias questões. Falamos que não se explica tal reforma com reducionismo. Vamos tentar expor de modo bastante direta e simples.
     Existem historiadores que tentam explicar a Reforma sem considerar a alma de Lutero. É um ledo engano. É claro que são vários os motivos para o surgimento da Reforma, dentre eles temos as causa econômicas. Ora, é evidente que os príncipes alemães, vários deles, pretendiam confiscar terras da igreja. O que com efeito aconteceu. Também é evidente o fato de que o contexto no qual Lutero se encontra é favorável ao grito do reformador. É um contexto de renascimento, de ascensão da burguesia, de contestação ao poder feudal. O nacionalismo alemão também fica evidente quando o questionamento luterano ( de Martinho Lutero), em relação as indulgências vem à tona. Ele, com efeito, colocou o dedo na ferida, a exploração da igreja com sua vendas de indulgências, simonia entre outros males. Alguns chegavam a dizer que quando a moeda caísse no cofre a alma saia do purgatório. Pura balela. Temos, portanto, um complexo de causas. A própria invenção da imprensa facilitou a circulação de ideias expostas por Lutero. No entanto, esquecer que a alma de Lutero encheu-se de gozo, de alegria, quando redescobriu a doce justificação pela graça por meio da fé, ao ler Romanos, é puro simplismo.
        Para pensar,
        Prof. José Costa.

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...