O conhecimento de Deus. Este é um dos temas da teologia luterana ( de Lutero). Será que é possível ter algum conhecimento divino?
Ele faz distinção entre o Deus oculto e o Deus revelado. Deus é essencialmente inatingível em sua bondade, sabedoria, etc. Ele é infinitamente insondável. É o Deus oculto. Mora na eternidade. É incognoscível. O Deus revelado é o Deus que se pode conhecer. Na criação temos algum conhecimento Dele, ainda que limitado. Muito embora, Lutero muitas vezes falou da "porca razão".
A verdadeira explicação de Martinho Lutero para o conhecimento de Deus é a teologia da cruz. Ora, por esta teologia, ele repetidamente nos fala sobre a necessidade de conhecê-lo em Jesus. A cruz revela o escândalo da graça divina. É na cruz que Deus se revela, nesta cruz que simboliza a renúncia, o amor, o sacrifício de Deus,etc.
O verdadeiro conhecimento, portanto, ocorre no evento da cruz
e não é o mesmo que dizer o evento da crucificação,pois, a cruz veio a existir antes de todas as coisas, a crucificação é apenas uma manifestação do plano eterno de Deus. Em Jesus o conhecimento de Deus é possível.
Quem lê, entenda.
Prof. José Costa.