quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

TARSO DE SAULO

   A cidade de Tarso é mencionada na Bíblia como uma cidade não insignificante. O apóstolo Paulo falou desta maneira, acerca de sua cidade natal.
  De fato, a região da Cilícia era bastante rica. Os escritos de Homero ( a Ilíada) nos fala que os troianos eram aliados dos cilícios. O herói Heitor casou-se com uma jovem desta região, a saber, Andrômaca.
   Tarso havia sido dominada por muito tempo pelos selêucidas, descendentes de Alexandre , o grande. Na época do Novo Testamento, era uma cidade capital da província da Cilícia. Quando Júlio César a visitou a chamou de Julianópolis. E quando Augusto tornou-se imperador, a isentou de vários impostos. A cidade respirava intelectualidade. Era comum o estudo da filosofia e das artes. Muitos comparavam Tarso a Atenas. Cidade comercial, ela fabricava o cilicium, feito de peles de cabra, que servia como cobertor para o frio. Paulo não estava brincando quando falou que era da " cidade não insignificante".
     Prof. José Costa.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

OS JUDEUS DE CIRO AOS ROMANOS

   No século VI d.C. os judeus estavam subjugados ao império persa. Ora, Ciro havia invadido o império babilônico e livrado o povo de Israel do cativeiro. Conhecido como um imperialista tolerante, Ciro permite que os judeus voltem à sua pátria. Cumpre-se a profecia de Isaías.
   Os anos se passaram e o império persa é subjugado diante dos gregos. A Grécia posteriormente cai diante de Alexandre o grande. Quando este soberano morre, o seu domínio irá para as mãos dos seus generais : Selêucidas e Ptolomeu. O domínio da palestina está nas mãos dos Selêucidas. Antíoco Epifânio tenta o helenismo, ocorre a revolta dos macabeus. É o século segundo a.C. os judeus tem uma liberdade de 8 décadas. No primeiro século, fica subjugado ao domínio romano. Quando Jesus nasceu a palestina é administrada por governadores romanos. Do ponto de vista interno, o Sinédrio é que comanda. Este corpo eclesiástico está interessado em manter o seu modis operandis, ligado à Roma. Temem perder o seu poder. Na década de 70 d. C. Jerusalém é destruída e o sistema de sacerdotes e sacrifícios abolido na cidade santa. Ocorre uma dispersão.
   Prof. José Costa.

O APÓSTOLO PAULO

   Doutor dos gentios. Maior de todos os apóstolos( embora tenha dito que era o menor). Dono de uma estatura intelectual e espiritual impressionante. Homem de fé e que entendeu o evangelho como nenhum outro, até os dias atuais. Paulo é o apóstolo da graça.
    Segundo o historiador do Novo Testamento, F. F. Bruce, o estudo da vida de Paulo é bastante recompensador. Ele estudou a vida deste apóstolo e escreveu bastante sobre ele. Este apóstolo escreveu 13 cartas ( deixando a carta aos hebreus de lado). Em 10 anos fundou igrejas na Ásia, Macedônia e Galácia. Teve um  ministério atuante. De ação. Sua luta contra os judaizantes  nos legou as cartas aos gálatas e aos romanos, duas cartas de justificação pela fé irrefutáveis. Sua compreensão acerca da graça foi única no movimento cristão. A graça livre e soberana de Deus. Graça livre e desimpedida. Graça que permite a liberdade e não permite a arbitrariedade. 
   Paulo, o apóstolo da graça. Até hoje não compreendido.
   Para pensar, 
   prof. José Costa.

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...