sábado, 26 de maio de 2012

PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO, RACISMO E ETNOCENTRISMO

   Existe uma diferença básica, nas ciências sociais, entre preconceito e discriminação.Também falarei um pouco sobre o etnocentrismo e como ele continua vivo.
   O conceito de preconceito é subjetivo, ou seja, ele ocorre na interioridade humana, isto significa dizer que ele  " é uma atitude cultural positiva ou negativa dirigida a membros de um grupo ou categoria social" (Dicionário de Sociologia, guia prático da linguagem Sociológica, Allan G. Johnson, pág. 180 , ed Zahar.) Isto posto, podemos compreender que o preconceito tem haver com valores, crenças, está , assim, ligado ao nosso íntimo.
   Já o termo discriminação tem relação objetiva, ou seja, ele é uma espécie de prática do preconceito. Enquanto este é subjetivo, aquele é objetivo. Isto quer dizer que na prática eu discrimino alguém, com base em um preconceito instalado em mim. É simples entender.
   E o etnocentrismo?
   Está mais vivo do que nunca.
   Todos nós temos, em graus variados, um pouco de etnocentria.
    Este seria uma espécie de centralização da cultura, ou seja, ele é uma supervalorização da nossa cultura em relação a cultura alheia, do outro. É uma espécie de egocentrismo cultural, por assim dizer. O egocêntrico é aquele que supervaloriza a si mesmo ,o etnocêntrico supervaloriza a sua cultura. A História está recheada de etnocentrismo. O "Descobrimento do Brasil"  é um exemplo de etnocentrismo.
   Quando eu considero o meu grupo superior aos demais este sentimento está em mim de maneira forte. A religião , por exemplo, é altamente etnocêntrica. O que não dizer de grupos religiosos que se acham superiores aos outros? Etnocêntricos. Verdadeiras confrarias religiosas. O Brasil está cheio disso.
   Pense Nisso
   Prof. José Costa.
   

quinta-feira, 24 de maio de 2012

NEOLÍTICO , A PEDRA POLIDA

   Após o período Paleolítico, começa o Neolítico ou pedra polida (cerca de 6.000 antes de Cristo). Discorrerei sobre algumas caractérísticas desta fase.
   Em primeiro lugar a ECONOMIA COLETORA  dar lugar a uma ECONOMIA PRODUTORA, ou seja, surge a agricultura e a pecuária, a criação de porcos , cabras, gado, entre outros animais. Começa o cultivo de trigo e cevada, principalmente. O ser humano passa a se sendentarizar, aos poucos. Com o desenvolvimento da agricultura, surge o excedente, logo, a necessidade de estocagem, surge, assim, a pessoa do escriba para contabilizar o movimento , as transações comerciais.
   Outra característica é o aparecimento do soldado, para proteger caravanas, isto posteriormente vai fazer surgir o exército juntamente com o surgimento do Estado. Surgem as classes sociais e as estruturas de poder, dominantes e dominados. A pessoa do sacerdote passa a ter grande importância. (isto lembra o paganismo atual , com sua ênfase à pajelança).
   Surgiu também o especialista em cerâmica, entre outras especialidades.A mulher pasa a ter um papel menor com a invenção do arado e o uso restrito da enxada. A figura do homem passa a ter uma importância maior. É a sociedade patriarcal.
   Para refletir,parece  passado , mas, é puro presente.
   Quem lê , entenda.
   Prof. José Costa.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

PALEOLÍTICO, A PEDRA LASCADA

   Com o surgimento do ser humano surge o chamado período Paleolítico ou período da pedra lascada. Discorrerei sobre algumas características desta época.
   Em primeiro lugar, nós temos o domínio do fogo por parte do homem , ou seja, ele passa manipular esta força física, primeiramente com o auxílio da natureza, depois criando-o, com o atrito de pedras. Isto vai ser de grande vantagem, pois, ele irá afugentar animais, se aquecer , etc.
   Neste período ele passa a ter uma ECONOMIA DE COLETA, ou seja, colhe frutos, raízes,etc. Um artesanato rudimentar ele aprende, fazendo roupas com peles de animais. Vive em bandos, e mora em cavernas ou cabanas primitivas, rústicas. No paleolítico superior ele produz armas mais sofisticadas , o arco e a flecha , por exemplo, o primeiro instrumento composto. É neste período que ele passa a ter consciência de si e do outro, do tu. Enterra seus próprios mortos, e possui um ritual mágico - religioso.
   Vale lembrar que a imagem de Deus está nele impregnada e o fato de ter consciência de si implica que Deus é um ser consciente em si mesmo. Além disso , alguns vestígios de ética está nele impregnado, como o fato de ser solidário nos  meios de produção.
   Quem lê ,compreenda .
    Para pensar .
    Prof. José Costa.

terça-feira, 22 de maio de 2012

ONANISMO

   A teologia moral da igreja é neurótica, muitas vezes. A História comprova o que eu digo. É fato irrefutável. A ética se transforma em moralismo refletindo a doença religiosa, a culpa neurótica e problemas sexuais não resolvidos.
  O onanismo é um desses exemplos.
   Só para lembrar: Onã foi um filho de Judá, que, não querendo suscitar descendência ao seu irmão, para cumprir a lei do levirato, toda vez que transava com sua esposa, viúva do seu irmão, praticava o coito interrompido, ou seja, derramava o sêmen fora dela. Literalmente, gozava fora. Isto posto, quero dizer o seguinte: A igreja ao longo dos séculos, se intrometeu na intimidade dos casais. O  termo onanismo é aplicado erradamente a masturbação, visto que Onã não se masturbou, praticou o coito interrompido. Tomás de Aquino chegou a dizer que praticar a masturbação era pior do que transar com a mãe. Pura loucura. Disse isto porque a doutrina da igreja era a de que o sexo destina-se a procriação e não ao prazer, portanto desperdiçar sêmen era pecado grave, pois, Deus matou Onã. Ora, O texto fala de Levirato e não de masturbação. Muitas indivíduos tiveram problemas sérios de culpa ao longo dos séculos por causa desse pensamento perverso. A igreja chegou a dizer que a masturbação derretia o cérebro. Isto posto, quero discorrer o seguinte: a) a teologia Moral da Igreja é neurótica. b) A Bíblia é usada erradamente de acordo com a conveniência dos teólogos neuróticos, não todos é claro. c) O peessimismi sexual da igreja é contra Cântares de salomão. d) O termo Onanismo é erradíssimo. e) Falar pra um jovem adolescente que o ato isolado de masturbação cometido por ele é pior do que transar com a mãe é pura loucura. f) A masturbação, como qualquer outra ação, pode ser tornar um vício, logo não é bom praticá-la , todavia, um ato isolado desta prática não leva ninguém as portas do inferno. A igreja coa um mosquito e engloe um camelo.
   Falando sem pudor , pense nisso.
   Prof. José Costa.

  
  

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...