sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

FILOSOFIA III

 Pitágoras foi um filósofo místico. Foi influenciado por pensamentos orientais. Acreditava na transmigração das almas, ou seja, todas as almas que existem, já existiram em vidas passadas, quer seja nos animais, quer seja em outros seres humanos. Ensinava aos seus discípulos a não comer feijão e não tocar em galo branco. Todas as coisas tem sua origem no número. Este é o fundamento de toda realidade. Se dizia filho de Apolo. "Existem homens, existem deuses, e existem seres como Pitágoras". Esta é uma de suas frases. Dizia que possuía memória de várias vidas antigas. Pitágoras também influenciou grandemente a matemática. Isto lembra o famoso TEOREMA DE PITÁGORAS.
    As mulheres tiveram grande importância na sua filosofia. Dizem até que certa sacerdotisa chamada Temistocleia influenciou-o. Sabe-se também de uma certa Teano, sua discípula. Teria até se casado com o mestre. Continua...
     Prof. José Costa.

FILOSOFIA II

 Depois de Tales de Mileto, vieram Anaximandro e Anaxímenes. Ambos também eram cosmológicos, ou seja, afirmavam a existência de um princípio único que explicavam a realidade evidente. Diferente de Tales, que conforme nós já vimos, explica que a água era o origem de tudo, Anaximandro asseverou que um princípio indefinido e não explicável deu surgimento a existência. Ele chamou esta força de APEIRON( indefinido).
 Anaxímenes foi o filósofo do AR. Ele asseverava que tudo que está a nossa vista tem fundamento no AR. A alma é feita de AR. A água surge com a condensação do AR. Estes milesianos são conhecidos como filósofos da natureza, diferenciando-se das explicações mitológicas mais antigas.
  Pitágoras de Samos ( ilha grega da Jônia) viveu no século VI a.C., foi um filósofo que deu a origem ao termo filosofia. Conta-se que Pitágoras ia caminhando e alguém lhe disse : "sábio". Ao que ele teria retrucado: "Não sou SOPHOS, sábio. Sou PHILOSOFO, ou seja, amigo da sabedoria.
  Este filósofo migrou de Samos para o sul da Itália. Dizem que Pitágoras teria migrado por causa de um certo Polícrates, que tornou-se uma espécie de tirano em Samos, Pitágoras saiu da ilha por conta dele. Continua...
    Prof. José Costa.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

FILOSOFIA

 A filosofia, curiosamente, não nasceu na Grécia. Bem, pelo menos não na Grécia continental. Ela nasce nas colônias gregas da Ásia Menor. Cerca de 7 séculos a.C. aparece uma figura enigmática chamada TALES, da cidade de MILETO.
  Considerado um dos primeiros filósofos. É conhecido como filósofo da natureza, ao lado de Anaximandro e Anaxímenes.
 Sabe-se que tales era de uma classe mercantil. Ora, MILETO era bastante desenvolvida no seu comércio, comercializando, por exemplo, com a Lídia. Teve contatos também com os egípcios.
 Para este filósofo existia uma causa única para fundamentar toda a realidade, esta causa seria a água. Este é o princípio básico de tudo que existe. Tales visitou o Egito, e com certeza observou a vida que fluía do Nilo. As rãs, os peixes e outras espécies de animais. Não sabemos exatamente como Tales explicaria esta origem de tudo a partir da água, talvez ele tivesse em sua mente a ideia de que tudo originou-se nela e desembocará para ela. O fato é que Tales mediu a altura de uma pirâmide a partir da sua sombra, previu eclipse solar e dizia que a Terra estava flutuando em uma massa líquida enorme. Um avanço para época. O pensamento grego era de que a Terra era fixa. Tales já supunha que ela se movia.
   Para pensar,
   Prof. José Costa.

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...