Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença...
Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no Estado Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor da opressão, será transformado em um oásis da liberdade e da justiça.
Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da sua pele, mas pelo conteúdo do seu caráter. Eu tenho um sonho hoje...
Eu tenho um sonho que um dia, no Alabama, com seus racistas malignos, com seu governador que tem lábios gotejando palavras de intervenção e negação; nesse justo dia do Alabama meninos negros e meninas negras poderão unir as mãos com meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje!(...)
E quando acontecer isto, quando nós permitirmos o sino da liberdade soar, quando nós deixarmos ele soar em toda moradia e todo vilarejo,em todo estado e em toda cidade, nós podemos acelerar aquele dia quando todas crianças de Deus , homens pretos e homens brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão unir mãos e cantar nas palavras do velho spiritual negro: "Livre afinal..."
Parte do discurso de Martin Luther King.(28/08/1963)
Para pensar,
Prof. José Costa