sábado, 2 de fevereiro de 2013

O APÓSTOLO DA NÃO VIOLÊNCIA : GANDHI. PARTE II

      Todo ser humano, tendo a oportunidade, deveria ler a biografia de Gandhi. Ele foi uma figura notável. Já falamos que Einstein se referiu a ele como um ser humano onde as gerações futuras, possivelmente, dirão que ele foi um mito. Mahatma Gandhi nasceu em 2 de outubro de 1869, na Índia. Aos 13 anos casou-se com uma jovem, em um casamento arranjado, como era costume na época, ela chamava-se Kasturbai. Aos 18 anos migrou para a Inglaterra, a fim de estudar Direito, desafiando a cultura indiana de não se contaminar com a cultura ocidental, pois, os ocidentais alimentam-se de carne, por exemplo. Ele conseguiu abster-se de bebida alcoólica e de carne durante este tempo, cumprindo o que havia prometido a sua mãe. Chegou a estudar violino por um tempo e frequentou algumas aulas de danças. Depois, abandona tais práticas a fim de se concentrar nos estudos. Em um período de três anos, aproximadamente, retorna ao seu país ( Índia) e reencontra a sua família, sua mãe havia falecido, e o  que lhe dá alegria é um filho de três anos que ele não conhecia, e a leitura dos Evangelhos, principalmente os capítulos 5, 6 e 7 de Mateus, que teve profunda influência sobre ele.
      Para pensar, prof. José Costa.

   

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O APÓSTOLO DA NÃO VIOLÊNCIA: GANDHI

   Ele nasceu na Índia, em 1869. Seu pai era um político indiano e sua mãe uma esposa dedicada ao marido. O nome verdadeiro de Gandhi era Mohandas Gandhi, ele é mais conhecido como Mahatma Gandhi, ou seja, a grande alma, este é o significado do nome Mahatma. 
   Acerca dele, o físico Albert Einstein falou o seguinte: "um homem que enfrenta a brutalidade da Inglaterra com a dignidade de um homem simples, e por isso se tornou um homem superior , futuras gerações dificilmente compreenderão que tenha vivido na terra, em carne e osso um homem como esse". Gandhi era um tipo de místico-político, ou político- místico, como queiram chamar. Certa vez, alguém perguntou a ele como conseguia se envolver em política, sendo tão honesto, e porque ele não abandonava a vida pública para viver em uma caverna, ele disse o seguinte : - trago esta caverna dentro de mim.
   Conseguiu passar pela vida de modo simples, se alimentando de modo frugal e, não obstante milhões de dinheiro passasse por suas mãos anualmente, nunca se corrompeu, de fato, morreu pobre, quando poderia ter morrido milionário. Foi um Apóstolo da não - violência. Diferente dos surtados "apóstolos" da atualidade, narcisistas. Gandhi morreu assassinado em 1948, por um nacionalista indiano. Falarei mais sobre o "grande Gandhi" nos próximos artigos, e como ele encarnou a mensagem que muitos não encarnaram.
          Para pensar, prof. José Costa.

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...