quarta-feira, 12 de junho de 2019

CARTA AOS TESSALONICENSES

  Para quem não sabe, a primeira das cartas de Paulo foi Tessalonicenses. São duas  escritas.
  Quem já leu o livro de Atos dos Apóstolos,  observa que foi na sua segunda viagem missionária que o Apóstolo esteve em Tessalônica. Era uma cidade portuária e capital da província da Macedônia. O nome Tessalônica vem da irmã de Alexandre, O grande. Era filha de Filipe da Macedônia. A cidade, portanto, homenageava esta mulher. 
 O apóstolo chegou na cidade e começou a pregar na sinagoga, como era seu costume. Por trẽs sábados fez isto; todavia, foi alvo da fúria dos judeus invejosos. Um número significativo de gregos distintos e mulheres distintas e piedosas creram em sua palavra. Isto deixou os judeus em fúria. Neste ínterim , pegaram Jasom, um parente de Paulo que tinha concedido hospedagem a ele e levaram ao tribunal local, sob a acusação de sedição.  Paga a fiança, partiram para Bereia, onde foram mais bem recebidos. Este é o contexto. Chegando em Atenas, Paulo envia Timóteo a Tessalônica e vai para Corinto; ao regressar, Timóteo falou boas notícias a ele. De Corinto ele escreve a primeira de suas cartas do Novo Testamento. O jovem leva I Tessalonicenses aos seus destinatários.
  A carta diz que eles estavam bem  na fé, evidentemente com deficiências, algo normal. Também falava de conforto em relação aqueles que dormem, visto que alguns estavam perguntando e preocupados sobre o destino deles, ora, se Cristo voltasse, o que seria deles? Não iriam participar do arrebatamento.
   Um ponto interessante no começo da carta chama a atenção: O desinteresse paulino em relação ao apego material. Paulo diz claramente que , não obstante poderia reivindicar uma certa ajuda, todavia, trabalhava dia e noite para não ser pesado para eles. Ele "Não tinha intuito ganancioso" . Que lição para os mercadores da fé dos dias atuais, que enganam os incautos objetivando o lucro. 
  A carta também fala do trio essencial das virtudes cristãs, a saber, AMOR, FÉ E ESPERANÇA.
  Para pensar,
  Prof. José Costa.

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...