sábado, 21 de julho de 2012

OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES, AS MAÇÃS DE OURO DAS HESPÉRIDES E O CÃO CÉRBERO.

   Os dois últimos trabalhos de Hércules foi dificílimo, provavelmente os dois mais difíceis de realizar. No penúltimo trabalho, ele deveria ir a um jardim enorme, delicioso, agradável, colher maçãs de ouro. Este jardim era guardado pelas filhas de Atlas, um Titã que havia recebido um castigo: segurar nos ombros a abóbada celeste. O grande problema era que Hércules não sabia como realizar tal façanha, pois, a localização do jardim era um mistério. Depois de vagar durante um bom tempo, encontrou-se com Nereu, um deus marinho, este disse-lhe que o local podia ser encontrado por Atlas. Hércules encontrou o Titã segurando os céus, e, enquanto Atlas buscava os pomos de ouro, ele segurou o firmamento, ao regressar, Atlas titubeou um pouco antes de assumir o seu posto, porém, acabou voltando a segurar o céu e Hércules levou as maçãs para Euristeu, que ficou maravilhado.
           A  última tarefa de Hércules foi levar Cérbero, um cão de três cabeças que guardava a porta do inferno, para Euristeu. O herói grego teve uma ajuda básica de Hermes, um filho de Zeus, deus do comércio e da oratória, que o guiou-o até as regiões funestas. Ele não pode levar as suas armas. Chegando lá foi atacado  pelo cão, segurando-o pelo pescoço, sufocou-o. Levou o bicho até o príncipe de Micenas, que ficou aterrorizado com sua presença.
              O firmamento não precisa de Atlas. Ele é sustentado pela palavra.
                 Prof. José Costa.

OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES, AS ESTREBARIAS DE ÁUGIAS E OS BOIS DE GERIÃO.

   Áugias possuía algumas estrebarias  onde guardava os seus cavalos, no entanto, estes estábulos estavam muito sujo. Na verdade, fazia trinta anos que os estábulos não eram lavados. Imagine o fedor horrível que causava? Ele propôs ao herói grego a limpeza.  Hércules pensou no que fazer e lembrou que próximo ao local havia dois rios, ele desviou o curso desses rios e, abrindo três fendas em cada estrebaria lavou-as, completando assim a tarefa.
      Em uma região da Espanha havia um monstro de três corpos e três cabeças, chamado de Gerião. Ele possuía um bando de bois ferozes, guardados por um dragão de sete bocas e um cão de duas cabeças. Hércules viajou muito para chegar a região de Espanha. Ao conseguir chegar, procurou diligentemente pelo rebanho e conseguiu achar ouvindo os latidos do cão de duas cabeças, venceu o dragão com sete flechadas e o cão com uma clavada. Faltava Gerião. Ele vence o gigante com um soco poderoso e leva os bois para Euristeu.
        A sabedoria é melhor do que a força.
        Prof. José Costa.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES, AS ÉGUAS DE DIOMEDES E O CINTO DE HIPÓLITA.

   Diomedes era rei da trácia. Ele possuía quatro éguas muito bravas, que soltava fogo pelas narinas e eram alimentadas por carne humana. viviam presas em um estábulo. Hércules foi encarregado por Euristeu de capturar tais animais. Chegando lá, teve resistência por parte do dono das éguas, que, numa luta, foi morto por Hércules, que o jogou para suas éguas o devorarem. Capturando as bichas, levou-as a Euristeu, que ficou embasbacado.
     Hipólita era rainha das amazonas, uma população de mulheres que vivia na região da Capadócia. Matavam seus filhos homens e cuidavam com doçura e carinho das meninas. |Viviam do saque e da caça. Eram guerreiras habilidosas e extremamente cruéis com os inimigos. Hércules foi encarregado por Euristeu de trazer o cinto de Hipólita para a filha do mesmo. Depois de intensa luta, conseguiu pegar o cobiçado cinto e o levou-o a Euristeu.
       O que o homem semear, isto também ceifará.
       Prof. José Costa.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES. AS AVES DE ESTINFALE E O TOURO DE CRETA.

   Hércules recebeu uma nova tarefa, desta vez tinha que ir ao lago de Estinfale, onde havia aves enormes, com bico e garras de bronze. Eram extremamente perigosas e numerosas, a tal ponto que, juntas, muitas vezes cobriam a luz solar. O herói grego não teve demora, buscou flechá-las, porém, não conseguia matá-las, de tão numerosas que eram. Atena apareceu a ele e deu-lhe um címbalo, a tal ponto que, quando ele o batia, elas ficaram enlouquecidas, desnorteadas. O herói abateu uma a uma com suas flechas.
   Em Creta havia um touro que era consagrado a Possêidon, ele deu de presente ao rei cretense, Minos. Ora, o deus Netuno ( outro nome de Possêidon) pediu que Minos o sacrificasse, Ele não obedeceu. Furioso, Netuno permitiu que o touro começasse a devastar a ilha de Creta. Hércules dominou-o e levou a Euristeu. Aliás, este touro é o pai do Minotauro, morto por Teseu.
     O ser humano é essencialmente transcendental.
      Prof. José Costa.
     
  

terça-feira, 17 de julho de 2012

OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES, JAVALI DE ERIMANTO E CORÇA DAS PATAS DE BRONZE.

   Hércules, depois de realizar os seus dois primeiros trabalhos, foi submetido a alguns outros, entre eles a caça a um grande Javali, na região de Erimanto.
   O bicho era um inferno para os pastores e rebanhos, muito ágil, sumia facilmente nos matagais. Era muito difícil capturar tal fera. Hércules buscou caçá-lo e, correndo atrás dele durante um bom tempo, venceu pelo cansaço, colocou-o nos braços e levou a Euristeu.
    Outra tarefa que lhe foi dada: capturar uma corça com patas de bronze e chifres de ouro. A corça era tão veloz que era quase impossível pegá-la, O herói grego não queria feri-la com flechas, pois, a bicha era consagrada a Diana, deusa da caça. Hércules perseguiu-a por um ano inteiro, conseguindo, assim, capturá-la. carregando-a nos ombros, levou a Euristeu.
    A mitologia mostra o sagrado, aquilo que é produção da mente religiosa, da cultura humana, diferente do santo, que é em si mesmo.
    Para pensar.
    Prof. José Costa. 

segunda-feira, 16 de julho de 2012

OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES. LEÃO DE NEMEIA E HIDRA DE LERNA

   Hércules foi submetido por um príncipe de Micenas, Euristeu, a realizar doze trabalhos, como forma de expiação de culpa. Discorrerei sobre cada um deles em alguns artigos.
    A sua primeira tarefa foi matar o leão de Neméia. Era uma vasta floresta que existia na Grécia. Este animal devastava a região, devorando os rebanhos. Hércules foi para lá a fim de exterminá-lo.
    A pele do bicho era impenetrável,e, as flechas do herói grego não   davam resultados. Mesmo sendo atingido por uma clava, o leão não morreu, a clava quebrou-se. A solução foi o corpo a corpo e Hércules sufocou o animal até a morte, levando-o a Euristeu.
    Na região de Lerna, vivia uma Hidra enorme, uma serpente cheia de cabeças. Ora, cada vez que partia-se uma cabeça, nascia duas em seu lugar, Hércules conseguiu a façanha de matá-la, cortando as cabeças e queimando-as, teve uma ajudinha básica de Iolau, seu sobrinho, filho de Íficles, filho de Anfitrião e Alcmena. Depois disso, embebeu a ponta de sua flecha no sangue da Hidra, que era venenoso.
     Até os heróis precisam de ajuda.
     Prof. José Costa.

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...