sábado, 26 de janeiro de 2019

AS AMAZONAS E O MITO

  Amazonas era o nome dado às mulheres guerreiras descendentes de Ares, o deus da guerra. As mais famosas são Hipólita e Pentesiléia. Hipólita lutou com Hércules, e Pentesiléia com Aquiles, na guerra de Tróia.
 Vivendo em ilhas remotas, elas raramente recebiam visitas, no entanto, algumas raras vezes, tinham relações com homens que chegavam a ilha, os filhos deste relacionamento seriam sacrificados ( ou doados) se fossem homens. No entanto, sendo mulheres, ficavam na ilha.
  Reza  mito que estas guerreiras amputavam os próprios seios para melhor atirar com seu arco e flecha. A deusa da caça, Diana, era honrada entre elas. Aliás, uma representação de Diana é de uma mulher cheia de peitos, simbolizando os seios amputados destas guerreiras.
  O  mito representa a força do sexo feminino e a sua luta por emancipação em um mundo onde a mulher sempre foi minimizada e espoliada.
   Para pensar,
   Prof . José Costa.

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

A CARTA AOS CORÍNTIOS

  Escrita por volta de 56 d.C. , depois de ter escrito Romanos, a carta aos Coríntios é de uma beleza incomparável. Aliás, os escritos paulinos são admiráveis. 
 De fato, a primeira carta aos Coríntios não foi a primeira. Explico: No capítulo 5 (capítulo para nós, visto que para os destinatários de Paulo não existia a divisão em capítulos), ele faz referência a uma carta anterior. Não sabemos o que ela continha no seu bojo, visto que se perdeu ao longo do tempo.
 Isto posto, quero dizer que a primeira carta aos coríntios foi escrita basicamente como resposta a perguntas feitas pelos seus destinatários ao Apóstolo. Ademais, ele quis corrigir algumas distorções oriundas na igreja.
  Uma determinada família ( os da casa de Clóe), isto quando Paulo estava em Éfeso, trouxe notícias sobre alguma problemas existentes e sobre dúvidas levantadas acerca de vários temas: ressurreição, litígios entre irmãos, etc. 
  A primeira questão levantada é a de que havia uma divisão clara dentro da comunidade, ou seja, alguns estavam dizendo que Paulo era o melhor porque havia fundado a igreja; outros diziam que Pedro era o melhor ( não foi Pedro que andou com Jesus?); outros porém se afinavam com Apolo, um  judeu alexandrino bastante eloquente. Vale lembrar que não havia discordância quanto ao ensino destes indivíduos no que era essencial. O Apóstolo responde que eles são apenas cooperadores de Deus e ministros (servos) e que qualquer facção deveria ser evitada ou espírito de deificação dos mesmos. 
  Parando por aqui, continuo depois.
  Para pensar, 
  Prof José Costa.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

CORINTO E O APÓSTOLO PAULO

  Corinto era uma cidade grega que na época do Apóstolo Paulo estava na condição de colônia romana. Seu principal porto era Cencreia.
  A cidade era conhecida pelo culto a deusa Afrodite ( Vênus) e também era conhecida por sua lassidão moral. Corintianizar era sinônimo de "bagaceira" , por assim dizer. Outros deuses gregos também eram cultuados nesta cidade, entre eles Diana, a deusa da caça.
  O Apóstolo Paulo esteve em Corinto durante a sua segunda viagem missionária por volta de 50 d.C. quando lá esteve por mais de um ano. Diz o texto de Atos dos Apóstolos que ele fixou a base de operações ao lado da sinagoga, na casa de um certo Gaio. Crispo, o principal da sinagoga creu na sua palavra.
   Foi também nesta cidade que Paulo encontrou Áquila e Priscila, um casal que faziam tendas, sendo, portanto, do mesmo ofício de que ele. Na carta aos romanos ele faz referência a este casal , quando diz que eles tinham uma igreja que se reunia na casa deles. Algum tempo depois, em Éfeso, Paulo vai escrever uma carta aos Coríntios. Falarei dela depois.
   Para pensar,
   Prof. José Costa.

AFRODITE E SEUS FILHOS

  Afrodite era a deusa do amor. Em Roma era conhecida como Vênus. Daí o nome doença venérea. Ora, esta deusa teria nascido da espuma do mar, quando os testículos de Urano, o primeiro Titã e esposo de Gaia foi cortado por seu filho Cronos.
  Admirada por vários deuses e humanos, Afrodite teve vários amantes, apesar de ser esposa de Hefesto o deus da forja. Entre estes amantes estavam Hermes( o deus mensageiro) e Ares ( o deus da guerra). Com este último teve vários filhos.
  HERMAFRODITO: É filho da deusa Afrodite com Hermes. Conta a mitologia que uma Ninfa apaixonou-se por ele; e ao ser rejeitada pediu aos deuses para fundir os dois corpos, no que foi atendida.
    EROS : Filho de Afrodite com Ares.
   PHOBOS: Também era filho de Afrodite com Ares. Tornou-se o deus do medo, acompanhando o pai nas guerras e infundindo medo e covardia nos corações dos homens.
    HIMENEU - Deus do casamento. Também era filho de Afrodite. O seu pai era Apolo, o deus da cura e da beleza.
    PRÍAPO - Filho de Afrodite com Dioniso. Diz o mito que Hera, com inveja da deusa Vênus fez com que Príapo tivesse um pênis exageradamente grande. Era um deus libertino.
    Falando de mitologia grega,
    Prof. José Costa,
    Para pensar.
   
   

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...