terça-feira, 19 de março de 2013

A MUMIFICAÇÃO E A CIÊNCIA EGÍPCIA

   A técnica de mumificação no Egito era notável. Eles acreditavam em uma vida após a morte, e, para conservar a alma do faraó ( ou parte dela, chamada de ka), eles praticavam tal ato. Primeiro eles lavavam o corpo do morto, depois, retiravam o cérebro pelo nariz, com a ajuda de um gancho. Realizavam um pequeno corte ao lado do defunto para retirar as suas vísceras. Faziam uma lavagem em todo corpo por um líquido chamado natrão, uma mistura de bicarbonato de sódio e sal. Após um período, embalsamavam o corpo do faraó com faixas de linho. Havia embalsamadores profissionais. Tudo isto estava ligado a medicina egípcia.
   O Egito mexeu com medicina, matemática, astronomia, química e física. Existem relatos de pequenas cirurgias no crânio. O médico egípcio tratava as doenças através de inalações, unguentos, supositórios, cirurgias, entre outros procedimentos. Na matemática, mexeram com a geometria e tiveram noções básicas de álgebra.
    Prof. José Costa.

2 comentários:

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...