sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A VIDA NOS TEMPOS DE JESUS, HEBREUS, ISRAELITAS E JUDEUS.

             Os termos relacionados aos judeus na época de Cristo e imediatamente antes e depois dele possuem um significado particular. Cada um deles tem seu fundamento histórico-espiritual.
            O primeiro termo que farei menção é o de HEBREUS, citado na Bíblia e na História, muitas vezes. 
                A  palavra HEBREUS aparece no livro do Gênesis e em outras partes da Bíblia, que, aliás, possui um livro com este nome, no Novo Testamento. O conceito vem de habiru de origem mesopotâmica, cujo significado é o de peregrino, aquele que cruza. Isto fazia os israelitas lembrarem-se de que foram peregrinos no deserto. Paulo, o apóstolo, chegou a dizer : "são hebreus? eu também ".
              O conceito de israelitas também encontrado nas Escrituras, significa um descendente de Israel, o outro nome de Jacó. Um conservador dos tesouros da fé. Ser israelita era ser um filho da promessa, para o pensamento judeu.
             O termo judeu não é encontrado no Antigo Testamento, apenas no Novo. Foi adotado pelo Império Romano, tem a sua origem no fato de que eles eram os preservadores da fé. Ora, foi a tribo de Judá quem preservou os preceitos da fé quando voltaram do exílio na Babilônia, logo, ser judeu era ser descendente daqueles que haviam preservado as tradições de Israel e tinham ficados firmes na santidade e obediência a Javé.
               Para pensar.
               Prof. José Costa.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Vê-se que não foi de modo estranho que o Império Romano permitiu aos Judeus que pudessem continuar preservando suas tradiçõe.O que para eles tratava-se da guarda da lei, e logo, da obediência a antiga aliança. Mas, houveram questões políticas alicerçando tal questão que possibilitaram aos Judeus manterem seu regime.
    Com a estratégia de se ver livre de intervenções que poderiam ser feitas pelos Partas, em 63 a.C., Roma submete a vassalagem as regiões periféricas da Síria e Palestina, onde Hircano II, situado na cidade de Jerusalém se comprometeu com tal trabalho. E mais tarde, esse feito de Hircano II foi recompensado com o título de etnarca e sumo sacerdote do Deus Altissímo, ainda rendendo ao povo Judeu privilegios através de decretos por parte de César Augusto (43 a.C), dos quais têm-se a isenção do serviço militar, de impostos, à permissão dos sacrifícios e sua inviolabilidade, e a livre prática de seus costumes segundo a lei de seus pais.
    Tais eventos contribuiram com a preservação dos costumes Judeus, mesmo estando eles sob o regime Greco-Romano e a guarda da aliança, da qual Jesus foi irrepreensível.
    Para ajudar.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...