Sendo uma das instituições católicas mais ricas da atualidade, a Opus Dei ficou mais conhecida do que era após o romance de Dan Brown. Conforme já falei, o Silas, monge que assassina o curador de um museu francês pertence a esta confraria. O curador pertencia ao Priorado de Sião. Falaremos depois sobre o assunto.
Este braço do catolicismo é dividido em hierarquias. Existem os NUMERÁRIOS, este grupo vive no celibato e nos centros da obra. Alguns possuem profissões. Há também os SUPERNUMERÁRIOS, LIVRES PARA CASAR, POSSUEM SUAS FAMÍLIAS. Os ASSOCIADOS PODEM VIVER COM SUAS FAMÍLIAS, SÃO CELIBATÁRIOS.
A confraria detém o título de PRELAZIA PESSOAL , ou seja, está subordinada somente ao Papa. Escrivá foi canonizado no ano de 2002, por João paulo segundo. Um record. Dizem que um Arcebispo que se opôs a canonização foi demitido do Vaticano.
É típico da ordem usar um cinto de cilício com pontas de metal leve para apertar a coxa. É a mortificação. Este ato é realizado por Silas, no livro, com certo exagero.
Ora, por que Silas mata o curador? Fato que manchou um pouco a imagem da Opus Dei. Obviamente, o objetivo da Confraria não é o assassinato de pessoas. explicarei no próximo artigo.
Para pensar.
Prof. José Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário