Ela é considerada como uma das maiores mentes da sua época. Foi filósofa, matemática, escritora e astrônoma. Ao que parece, na adolescência, viajou para Atenas, a fim de estudar filosofia. Nasceu em 355 d.c. porém, esta data é questionada. O certo é que ela viveu em Alexandria, no quarto século da era cristã. Era filha de um professor da academia de Alexandria.
Hypátia estudou a teoria de Aristarco. Este filósofo viveu no séc. terceiro antes de Cristo e foi o primeiro a afirmar que a terra girava em torno do sol. A conhecida teoria Heliocêntrica, confirmada séculos depois por Copérnico e galileu e negada pela a igreja obscurantista e autoritária da Idade Média.
Esta professora de Filosofia e de estudos astronômicos ensinou na Academia de Alexandria durante anos e tentou comprovar a teoria de Aristarco. Foi considerada herética pela igreja. Na época, O cristianismo já estava em ascensão ( ver meus artigos sobre Constantino). Cirilo de Alexandria via em Hypátia uma herege. Foi morta por um grupo de fanáticos religiosos. Até hoje debata-se sobre a influência de Cirilo na sua morte. Foi ele que influenciou a turba fanática? sim ou não ? não há como provar, porém, o fato é que ele a considerava uma herege pagã.
Para pensar,
Prof. José Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário