terça-feira, 4 de setembro de 2012

BREVE HISTÓRIA DA IGREJA, A IGREJA DE JERUSALÉM.

      É certo que havia uma igreja em Jerusalém. O livro de Atos dos Apóstolos nos mostra uma comunidade estabelecida, gozando de relativa liberdade. Seus líderes eram alguns Apóstolos, entre eles Tiago, o irmão de Jesus. João e Pedro também são mencionados. Não há dúvidas de que ela possuía alguns problemas a serem resolvidos. No livro de ATOS DOS APÓSTOLOS é narrada uma querela acerca das distribuições das cestas básicas. As viúvas dos judeus não helenizados eram favorecidas pelas divisões dos alimentos. Foram estabelecidos diáconos para cuidar das questões, enquanto os Apóstolos cuidavam da propagação da mensagem. Questão resolvida.
    Outro entrave a ser resolvido foi o problema da entrada dos gentios na igreja, conquanto Jesus tivesse dito que deveram sair de Jerusalém, eles eram ainda pedrados demais para compreender tais palavras. Foi necessário a morte de Estêvão para que a comunidade saísse de Jerusalém.
       Esta igreja foi, aos poucos,se estabelecendo, porém, no ano 70 d.c. com a destruição de Jerusalém por Tito,general romano que viria a ser imperador, ela mudou-se para outra cidade. Tiago, o irmão de Jesus, havia sido morto pelo sumo - sacerdote. Ela conseguiu sobreviver até o século quinto da era cristã.
        Um pouco de História da igreja.
        Para pensar. prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...