sábado, 1 de setembro de 2012

BREVE HISTÓRIA DA IGREJA, UMA INTRODUÇÃO

      Em um contexto no qual o Império Romano dominava, a igreja mergulhava na mensagem. Em Roma predominava o culto ao panteão de deuses. Do Egito vinham os adoradores de Ísis e de Osíris. Mitra era uma divindade Persa, segundo o mito, ele teria matado um touro  divino símbolo das forças do caos. Os adoradores de Mitra eram iniciados em rito no qual banhavam-se em sangue. Ademais, existiam filósofos epicureus e estoicos com suas reflexões.
      Os epicuristas pregavam o bom prazer, e os estoicos a ausência total das paixões. O Império Romano tolerava as várias tendências religiosas e pensamentos vários. O culto ao Imperador era fomentado. O Judaísmo estava cada vez mais disposto a perseguir os cristãos, endureciam cada vez mais. Afinal de contas Deus estava irado com a Nação judaica, pois, Roma estava subjugando o povo de Deus, portanto, a sua ira iria aumentar por causa destes cristãos que pregavam um Messias nazareno. Assim estavam as coisas  nos primórdios da igreja, este era o contexto histórico do primeiro século.
       Este é o início de uma breve História da igreja cristã, que iremos ver.
          Para pensar, prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...