sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A VIDA NOS TEMPOS DE JESUS, OS ESSÊNIOS

      Havia, nos tempos bíblicos, uma outra classe de indivíduos que viviam isolados no deserto da Judeia. Eram os ESSÊNIOS. Os Evangelhos não fazem referência a eles, porém, Josefo, um historiador judeu,faz referência a esta sociedade que viviam de modo asceta. Em 1947, um pastor de ovelhas, próximo a região do Mar Morto, encontrou em uma caverna onze vasos que remontam aos tempos do Novo testamento, eles foram datados como anteriores ao ano 70 d.c. , dentro deles uma série de pergaminhos onde estão escritos regras da comunidade e alguns livros do Antigo Testamento. Embora pouco falada nos livros de História, esta descoberta foi uma das maiores do século vinte.
      OS ESSÊNIOS eram uma seita judaica mais fervorosa e radical do que a dos fariseus ( sobre este grupo ver meu artigo anterior), eles isolaram-se de tudo o que fosse "mundano", isto lembra a linguagem de alguns grupos religiosos da atualidade, que confundem o conceito bíblico de mundo com impureza ritual. Não havia mulheres entre eles, quando defecavam enterravam as suas fezes, não comiam carne, tomavam também banhos rituais, todos os dias.
    Alguns cogitam a ideia de que Jesus era um essênio. Pura loucura, pois, o Filho de Deus abraçou pecadores, incluiu, conviveu com eles, comeu com eles e não praticava abluções, ao contrário, condenou tudo isto. Tudo era aparência de sabedoria e de humildade.
       Para pensar ,
       Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...