terça-feira, 15 de outubro de 2013

O EVANGELHO DE MATEUS

  O livro de Mateus é o primeiro livro do Novo Testamento. Isto na ordem lógica. De fato, o primeiro Evangelho a ser escrito foi Marcos, seguido por Lucas e depois Mateus e João.
  O livro deve ter sido escrito por volta do ano 70 a 75 d.C. segundo os estudiosos do Novo Testamento.
  Mateus bebeu de Marcos. Além de ter bebido de outras fontes, provavelmente. Lucas e Mateus apresentam incrível semelhança com Marcos.
    O objetivo de Mateus é de mostrar a Jesus como o cumprimento das profecias do Antigo Testamento. Ele é a principal pedra de esquina. A pedra fundamental. Outro objetivo claro do evangelista é ser anti-legalista. Mateus é escrito para a comunidade judaica. Fica evidente que ele quer ser um profeta contra o legalismo castrador da sua época. Expressões como toda planta que meu pai não plantou será arrancada e cuidado com o fermento dos fariseus, além do famosos capítulo 23, deixam claro o espírito anti - legalista. Eu amo Mateus. A igreja ainda não compreendeu a mensagem dele. Que pena. Poucos a compreenderam. Se a igreja pedrada pudesse entender Mateus uma transformação iria surgir.
     Para pensar,
     Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...