Os anos entre 1958 a 1962 foram anos difíceis para as nações mundias. De fato, foi, com efeito, os piores momentos da chamada GUERRA FRIA. Já no começo da década de 1950, houve a GUERRA DA COREIA. Na verdade, a guerra das duas coreias, a do norte socialista e a do sul capitalista. Ficou evidente com a invasão da Coreia do Sul pela Coreia do Norte o fato de que o socialismo estava disposto a invasões. O mundo capitalista tremeu. No final da guerra um acordo foi feito e o mundo pode respirar em paz, pelo menos por um tempo.
No final da década de 1950, o mundo assistiu alarmado intensificações da guerra fria. Intervenções dos E.U.A. no Irã e no Líbano, e a crise do mísseis em Cuba.
Vale lembrar que o arsenal norte - americano nuclear era muito maior do que o russo ( soviético). Isto posto, vale salientar que bases russas foram postas em Cuba, com o claro objetivo para servirem como lançamentos de mísseis com ogivas nucleares, caso fosse necessário. O poder de lançamento de mísseis soviéticos era restrito na época, ao passo que os americanos já possuíam tecnologia suficiente para lançar um míssil intercontinental.
FELIZMENTE,um acordo foi feito entre as duas superpotências e o mundo ficou aliviado.
Para pensar,
Prof. José Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário