sábado, 19 de outubro de 2013

ANAXÁGORAS

  Este filósofo viveu no século V a.C. tem o mérito de ser o mestre de Sócrates. Ademais, introduziu a filosofia em Atenas.
  Anaxágoras foi notável em seu pensamento. Ele é considerado um pluralista, ou seja, a realidade não tem um único princípio.
   Para este pensador, tudo está em tudo. Explico: todas as coisas são feitas de homeomerias. Estas são partículas infinitamente pequenas e infinitas. São plurais, ou seja, existem várias homeomerias, por exemplo, a homeomeria da madeira, do ferro, do ouro, da pele, etc. Ora, se uma cadeira tem em sua propriedade a madeira é porque sobressai nela a homeomeria da madeira. A cadeira, no entanto, possui outras homeomerias, a saber, a do ferro, da fumaça, etc.
    Para ordenar todas as coisas ele propôs a existência do nous, ou seja, uma ordenação intelectual, uma força com inteligência que ordena tudo. Anaxágoras foi o primeiro a falar de uma teleologia.
    Para pensar,
    Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...