Um dos maiores filósofos da história da filosofia chamou-se Aristóteles. De fato, ele abarcou grande parte do conhecimento da sua época. Falava sobre tudo : história, geografia, ética, botânica, etc. Aristóteles discorreu sobre a vingança.
Ora, para o estagirita ( ele nasceu na cidade de Estagira,ao norte da Grécia), o homem era acima de tudo membro da pólis. Os animais não possuíam razão, ao passo que o homem a possuía. Fazendo parte desta pólis, ele deve viver obediente as regras. A vingança é necessária ao bom funcionamento da pólis. Para que Aristóteles confundia vingança com justiça. O indivíduo deve se vingar por causa do bem comum e para evitar danos maiores, além disso, para manter a honra intacta. Deve no entanto escolher a forma mais adequada de vingança.
Talvez a maior frase acerca da vingança esteja na frase de um dos pais da igreja chamado Tertuliano, ele disse que se você quer ser um homem feliz por um instante, vingue-se, se porém, quiser ser feliz por toda a vida, perdoe. Tertuliano entendeu o que filósofo estagirita não compreendeu.
Para pensar,
Prof. José Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário