sábado, 8 de setembro de 2012

BREVE HISTÓRIA DA IGREJA, PERSEGUIÇÃO SOB MARCO AURÉLIO

      No segundo século da Era Cristã, especificamente no ano de 161 d. c. ascendeu ao poder o Imperador Marco Aurélio. Ele é conhecido como Imperador filósofo, pois, ao contrário de Nero e de Calígula, não era um surtado maníaco. De fato, ele também era escritor. É conhecido como autor de Meditações."Intenta a cada momento, como romano e como homem, fazer o que tens à frente com dignidade perfeita e simples, e com bondade, liberdade e justiça." Este é um dos pensamentos de Aurélio.
       Ora, era de se esperar que, durante a vida e o governo deste Imperador, os cristãos não fossem perseguidos. Não foi o que aconteceu.  Apesar de tanta iluminação filosófica ele era filho do seu contexto e, portanto, muito supersticioso. Quando uma série de catástrofe começou a ocorrer no seu reinado, entre elas inundações, terremotos, pestes, entre outras, o Imperador pensou que os deuses estavam enfurecidos com os romanos e desatou a perseguição contra os cristãos, pois, pensava ele, os deuses estão ofendidos com a doutrina cristã.
     Um dos mártires desta época foi Justino o Mártir, ele é conhecido como sendo um dos pais da igreja, foi ele que disse que tinha conhecido a verdadeira filosofia: o Evangelho de Jesus.    Uma mulher chamada Blandina também foi torturada ferrenhamente. Ela foi açoitada, colocada em uma chapa de ferro, chifrada por um touro, e, por fim, degolada. Marco Aurélio morreu no ano de 180 d.c. e foi sucedido por Cômodo e a perseguição amainou. No próximo artigo, falaremos da perseguição sob Décio.
           Um pouco de História da Igreja, para pensar.
           Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...