sexta-feira, 9 de agosto de 2013

IMPERADOR CLÁUDIO ( 41 D.C. A 54 D. C.)

   Cláudio assumiu o trono após a morte de Calígula, em 41 d.C. Ora, calígula foi assassinado ainda jovem, com cerca de 29 anos de idade, após 4 anos de um governo cheio de sangue, conforme vimos no artigo anterior.
    O Imperador Cláudio era da mesma dinastia anterior, a dinastia Júlio- Claudiana. Também era sobrinho de Tibério. Cláudio possuía um defeito físico em uma das pernas. além disso, era gago e tímido. muitas vezes Calígula o humilhou na frente de todo o senado. Quando Calígula morreu, ele se escondeu atrás de uma cortina. Sem dúvida, com medo de assassinado também. O senado lhe deu as rédeas do império e ele  tornou-se um grande Imperador.
    Em relação a alguns decretos de Calígula, ele simplesmente os anulou. Expandiu as fronteiras do Império Romano. acerca de Cláudio está escrito no livro de atos dos Apóstolos que ele mandou expulsar todos os judeus de Roma, por causa de um certo CRESTO.  O historiador Suetônio também narra esta história. É consenso entre os historiadores interpretar Cresto como Cristo. Suetônio teria errado na pronúncia. O fato é corroborado pelo escritor Lucas de atos dos Apóstolos, onde se diz que Áquila e Priscila, judeus e amigos de Paulo saíram de Roma expulsos e foram morar em Corinto. Cláudio casou-se com AGRIPINA  a mãe de Nero. Provavelmente ele foi envenenado por ela quando apreciava uma deliciosa sopa de cogumelos. Nero, o seu enteado, tomou o seu lugar.
    prof. José Costa.

2 comentários:

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...