quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A VIDA NOS TEMPOS DE JESUS, A ESCRAVIDÃO EM ISRAEL.

     Havia escravos entre os Judeus nos dias de Jesus? a resposta é sim. O Antigo Testamento mostra claramente que existia, entre os Hebreus, uma forma de escravidão, e esta ainda vigorava nos dias de Cristo. Vale porém salientar que esta instituição tão perversa chamada escravidão não era praticada da mesma maneira em relação aos romanos e gregos, por exemplo. Ora, em Roma o escravo era considerado uma mercadoria, na Grécia também. Na História do Brasil o sistema escravocrata foi cruel, com raras exceções de alguns senhores mais humanos. Em relação aos tempos do Antigo Testamento, ela havia diminuído, porém, basta ler algumas páginas do Novo Testamento para notar que  ainda existia.
     Jesus, em algumas parábolas, faz alusão a escravos (servos). No entanto, era uma escravidão mais humanizada, mais branda, por assim dizer. Era proibido ao senhor do escravo mutilá-lo, por exemplo. Maltratar um servo, nem pensar. Os israelitas deviam se lembrar dos tempos em que foram escravos no Egito. O Antigo Testamento asseverava que se um senhor ferisse seu servo, devia libertá-lo. Existia um ditado na época de Cristo que dizia o seguinte:  quem adquire um escravo, adquire um custo, um peso a mais. Vale lembrar que, após sete anos, o escravo Hebreu devia ser libertado. Diante de tudo isto fica fácil entender porque Jesus não bradou contra a escravidão nos seus dias. Frisou, no entanto, a escravidão espiritual.
      Para pensar.
      Prof. José Costa.

3 comentários:

  1. Olá Prof.Costa. Gostaria de acrescentar ao texto falando que eles não podiam maltratar seu escravo, no entanto quero apenas ressaltar que em Êx 21,20-21 Diz: Se alguém ferir a pauladas o seu escravo e ele morrer na hora,o que bateu será castigado. Mas se o escravo morrer só um ou dois dias depois ,o dono não será castigado.Pois a perda do escravo já é um castigo para o dono.

    Podemos notar que nada acontecerá a aquele que maltratar o seu escravo se ele sobreviver por poucos dias.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. A escravidão abrangia filhos e mulheres. Elas eram totalmente escravizadas por seus maridos. Tai o termo sujeição. Fala de escravidão, não submissão. Isso foi uma concessão para a Igreja Primitiva, não um princípio de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Quem quiser entender melhor o assunto recomento o canal DAVAR

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...