terça-feira, 14 de agosto de 2012

A VIDA NOS DIAS DE JESUS, HERODES, O GRANDE.

     O Império Romano dominava a região da Judeia quando Jesus nasceu, no entanto, havia um homem com um título de Rei que administrava esta região em nome do Imperador, este homem era Herodes, O Grande. Como ele chegou ao poder? a história é longa e cheia de tramas, intrigas e traições, no entanto, irei direto ao assunto, tentarei resumir a questão.
       Lembram da história narrada por Mateus, acerca da matança dos inocentes? esta ordem de matar as crianças veio deste homem. Ele chegou ao seu cargo por meio de manipulações e estratégias políticas, ora, décadas antes, Roma estava envolvida em um jogo de poder onde figuravam Júlio César, Marco Antônio e Otávio augusto, César foi assassinado, Antônio suicidou-se sobrou Otávio, que, torna-se Imperador, a judeia estava envolvida numa guerra civil, cuja explicação tomaria muito tempo. Herodes foi escolhido por Otávio Augusto para pacificar o território. Conseguiu o feito e passou 41 anos no poder. Ele era um homem hábil na política, porém, cruel, não hesitou em matar a própria mulher quando suspeitou dela. Era um homem de várias facetas. Este Herodes não deve ser confundido com Herodes Antipas, "aquela raposa" no dizer de Jesus. Quando ele morreu Jesus ainda era criança e o "seu território" foi "herdado por seus filhos: Herodes Antipas, Herodes Filipe e Arquelau. Antipas ficou com a Galileia; Filipe com a Itureia e Arquelau com a Judeia. Arquelau morreu e a judeia passou a ser administrada por procuradores, sendo Pôncio Pilatos o procurador na época de Jesus.
         Quem lê, vai entender.
          Prof. José Costa.

3 comentários:

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...