Ele é, sem dúvida, um dos maiores teólogos do século XX. Alguns o consideram como o maior teólogo da teologia contemporânea. Controvérsias à parte, Karl Barth tem uma grande influência no pensamento teológico.
Barth escreveu profundamente sobre vários assuntos teológicos. Nascido na Suíça, no contexto de teologia liberal, ( lembrando que a teologia liberal estava forte no começo do século XX), ele possuiu grandes mestres desta teologia, entre eles Harnack. Barth nasceu em 1886 e morreu em 1868, portanto teve uma vida longa e fecunda do ponto de vista teológico.
Decepcionado com o liberalismo teológico, por causa da I Guerra Mundial, ele escreve a sua Carta aos Romanos, em 1919. Lecionou na Alemanha durante anos, sendo expulso pelos partido nazista, em 1935, voltou à Suíça e lecionou até 1968, aos 82 anos.
A teologia de Karl Barth é profunda, os principais temas são: A palavra de Deus ( significando o Cristo encarnado e o Evangelho), Predestinação( Em uma visão neo- ortodoxa), a expiação, religião, a transcendência de Deus ( o totalmente outro), e a fé como subjetividade ( tendo grande influência de Kierkegaard, embora diferindo um pouco dele).
Prof. José Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário