sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A PREOCUPAÇÃO ÚLTIMA, TILLICH E KIERKEGAARD

     Soren Kierkegaard influenciou profundamente o teólogo Paul Tillich. De fato, quando Paul Tillich nasceu o teólogo dinamarquês já havia falecido. Uma das mola mestra do pensamento de Tillich foi a doutrina da "preocupação última". O termo refere-se ao conteúdo da mensagem cristã. Isto lembra o pensamento de Kierkegaard, sua preocupação de expor uma mensagem não falsificada, sem as más interpretações das legiões de patifes que faziam o negócio da fé, referindo-se a Igreja Luterana dinamarquesa que havia se tornado estatal e burocrática.
      A frase "preocupação última" aparece na sua teologia várias vezes e está claro que em meio as contradições da existência, as dores, as ambiguidades e desencontros é necessário recorrer a esta que é a maior das preocupações é a "santa preocupação".
    Acerca da "preocupação última diz Paul Tillich : "Diante dessa antiga controvérsia, devemos reafirmar que o teólogo deve estar dentro do círculo teológico, mas o critério para determinar se está dentro dele é a aceitação da mensagem cristã como sua preocupação última"
        Para pensar ,
        Prof. José Costa.

2 comentários:

  1. Olá! A paz do Senhor!

    Gostei do artigo supra-escrito. Gosto muito dos escritos de Tillich e Kierkegaard. Em relação ao primeiro tenho em minha biblioteca a sua monumental Teologia Sistemática e outros escritos e, no tocante ao segundo, recordo que li uma obra muito prazerosa "Ética e Fé em Kierkegaard" de Simões. Caso queira lê, em meu blog (www.verdadespentecostais.blogspot.com), escrevi dois ensaios sobre Tillich, Barth, Bonhoeffer e outros. Um abraço!

    Prof. Lucio Lira

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...