Que o papa é o chefe da igreja ocidental, todo mundo sabe. Ele é considerado infalível quando fala em nome de Deus, através de bulas papais, por exemplo. No entanto, qual a origem do termo papa? e mais! como este título, ao longo do tempo, fortaleceu-se? falo do título atribuído ao líder romano.
A História é relativamente longa. Procurarei expor, de modo sucinto, a questão.
A princípio, no primeiro século, por exemplo, o título Papa era relacionado a todo bispo de igreja. Pelo menos da grande maioria. Ora, o termo significa simplesmente papai. Era um termo de carinho, de respeito, de confiança, etc. o que quero dizer é que o título era usado não só para o bispo de Roma bem como para bispos de outras igrejas, aliás, sem a conotação que possui hoje, de infalibilidade, etc.
Documentos antigos falam de Papa da igreja de Alexandria, de Cartago, etc. O centro espiritual da igreja não era Roma, aliás, Alexandria, no Egito, Cartago, na África, e a própria igreja de Jerusalém possuíam, evidentemente, maiores influências. Roma era apenas mais uma das várias igrejas existentes, sem possuir o poder que hoje possui.
Continuarei a exposição do assunto em uma próxima ocasião.
Para Refletir, Prof. José Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário