domingo, 14 de julho de 2019

A CARTA AOS HEBREUS

  "Somente Deus sabe quem escreveu Hebreus". Esta é uma afirmação de Orígenes de Alexandria, no séc. III. De fato, ninguém sabe quem escreveu tal carta. Ela é uma das pérolas do Novo Testamento e de toda a Bíblia.  Quem lê Hebreus e não fica encantado é porque não leu Hebreus com bons olhos.
    A data da carta não sabemos. O que sabemos é que ela deve ter sido escrita antes de 95 d.C., visto que Clemente de Roma a cita em uma carta. Como não faz menção a destruição do templo, é bem provável que tenha sido escrita antes de 70 d.C. O fato é que Hebreus é uma verdadeira joia da Bíblia. Clemente de Alexandria diz claramente que foi Paulo quem a escreveu. Lutero assevera que foi Apolo, visto que o grego da carta é evidente. Tertuliano achava que podia ter sido Barnabé. Agostinho e Jerônimo diz que foi Paulo, mas não há como saber.
    Onde estavam os seus destinatários? também se sabe. Roma é o local mais aceito para os destinatários, visto que no final da carta o autor escreve sobre os "da Itália", mas isso não prova muita coisa. Talvez vivessem em Jerusalém; mas não sabemos.
     O que sabemos é que Hebreus é uma verdadeira obra -prima do Novo Testamento. Falarei depois sobre a sua teologia e, principalmente sobre a Ordem de Melquisedeque que relativiza todo o Cristianismo institucional milenar e que mostra  a liberdade de um Deus dessacralizado. 
    Para pensar,
    prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...