sábado, 8 de dezembro de 2018

MITOLOGIA GREGA : AS MOIRAS

  Moiras. Este é o nome de três personalidades da mitologia grega antiga. Eram filhas de Nix ( a noite). De fato, elas são responsáveis por fiar , enrolar e por fim, cortar as linhas do destino dos homens. Até Zeus está subjugado a elas. Lembrando que também os deuses tem seu destino tecido pelas Moiras.
   São três as moiras gregas, a saber: Cloto, aquela que fia.  Cabe a ela  dá origem ao fio da vida. Cloto é fiar. Láquesia é o segundo nome destas divindades. Cabe a ela o sorteio dos destinos de todos, a saber, homens e deuses. Por fim, Átropos que corta o fio da existência. 
  A mitologia é uma forma de explicação da realidade e nos leva a refletir sobre o que é a existência, somos livre? Liberdade é uma ilusão? quem tece o destino dos homens? existe destino? Tudo é necessário ou contingencial? Talvez Kierkegaard tenha definido isto em uma bela frase: " O homem é síntese de finito e infinito de necessidade e liberdade"
   Para pensar,
   Prof . José Costa.

Um comentário:

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...