domingo, 3 de junho de 2018

PERSONAGENS BÍBLICOS ( LUCAS E JOÃO BATISTA).

   Lucas era grego. Seu nome é uma abreviação de Lucanos. Segundo a epístola de Paulo aos Colossenses ele era médico. Lucas também era historiador. Ora, o Evangelho que leva o seu nome começa dizendo que ele pesquisou várias fontes orais para empreender uma síntese histórica dos feitos de Jesus. Escreveu a um certo Teófilo, que provavelmente , era um alto oficial romano. O livro de Atos é considerado um segundo volume, neste livro Teófilo também é mencionado. Também era companheiro de Paulo. E quando este foi preso em Cesareia, lá estava ele. Era um discípulo não judeu. Vale lembrar que ele não é mencionado entre o s 12 apóstolos.
     João Batista é um personagem bíblico do Novo testamento profetizado no Antigo testamento (Isaías 40). Mais detalhes do seu nascimento temos no Evangelho de Lucas ( aconselho uma lida). Vivia no deserto vestido de peles de camelo e comendo mel silvestre. Alguns dizem que era essênio. Só que não!
Os essênios tinham uma disciplina exteriorizada maior do que a dos fariseus. Banhos rituais, vestes de linho branca, enterravam seus excrementos, etc. O Batista não se encaixa nestes métodos nada cristãos ( considerando o Cristo, e não o que a igreja cristã se tornou, ou seja, legalista, embora não todos tem tomado este caminho). Morreu martirizado por Herodes Antipas.
     Falando sobre personagens bíblicos,
     Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...