domingo, 4 de setembro de 2016

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teologia do século XX. Foi profeta.
  Fez o seu doutorado em teologia em Berlim. Ensinou na Espanha. Foi influenciado por Karl Barth. Leu e conheceu Harnack um teólogo liberal cujo método de estudo das Escrituras era o crítico. Negou a revelação e os milagres divinos. Para Harnack, os textos dos Evangelhos devia ser analisado criticamente. Barth via a Revelação do Totalmente Outro nos escritos bíblicos.
   Em Roma Bonhoeffer foi impactado pela ideia de igreja. Visitou o Vaticano. Assistiu missas. Ficou impressionado com todo aquele aparato da religiosidade. O que deveria ser a igreja? O que deveria ser cristão?
    A igreja, negativamente falando, não podia ser uma instituição. Um ente histórico palpável. Para ele a igreja deveria ser, e é, um debute esplendoroso. Igreja é gente. É vida. É alma. É movimento. Não são dogmas mofados. Igreja é universal. É sacerdócio eterno. Não pode ser confundida com confrarias e etnocentrismos raciais ( ele viveu no tempo de Hitler). Fundou a igreja da resistência ( Confessante) e assinou a declaração de Barmen junto com Barth. Ser discípulo, portanto, seria, não uma metodologia religiosa de dogmas e velas acesas, com m omento e hora marcados. Não. Absolutamente não. Discípulo é gente com integralidade de espiritualidade.  "Não há Deus fora do mundo, nem sagrado fora do profano" , dizia ele.  Ser cristão significa um tipo de homem que Cristo cria em nós. Em uma palavra, Cristo nos chama a deixar de ser religioso. A uma espiritualidade secular.
   Para pensar,
   Prof. José Costa.

Um comentário:

  1. Magnífico!!!
    A instituição igreja não foi criação de Cristo, mas sim a própria esperança numa vida melhor, com seres humanos convivendo melhor uns com os outros no amor de Deus.
    Por necessidade humana, criaram estruturas humanas para algo muito superior.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...